Alagoas

Administração penitenciária faz mutirão oftalmológico no sistema prisional

Reeducandos são atendidos por uma equipe de médicos voluntários

Por Assessoria 04/05/2012 16h04
Administração penitenciária faz mutirão oftalmológico no sistema prisional
Mutirão oftalmológico atende 60 reeducandos de várias unidades do complexo penitenciário de Maceió. Fruto de uma parceira com uma clínica particular, o mutirão é uma oportunidade única de concentrar num único local, vários tipos de exames e procedimentos médicos.

A ação que faz parte do projeto “Veja Mais” atendimento clínico aos reeducandos e exames de optometria e refratometria, com equipamentos de última geração. Está é a segunda vez que a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) promove esse mutirão específico no sistema prisional.

Para a diretora de Saúde da Sgap, Clarice Mirthes de Oliveira, a parceria com uma clínica particular é fundamental para vencer algumas dificuldades de logística que dificultam o acesso dos reeducandos aos serviços públicos de saúde. “Podemos assim reunir num só local todo o equipamento e profissionais necessários para atendimento clínico e vários tipos de exames”, explicou a diretora.

O reeducando José Eurico, há sete meses no sistema prisional, faz uso de uma lente para corrigir um problema de catarata, mas confessou que faz dez anos que não vai a um oftalmologista. “É uma ótima oportunidade que chega por aqui. Espero conseguir novos óculos, por que o meu já está fraco”, disse.

Já o interno, Carlos Antenor Costa, que nunca tinha feito exame de vista, e vinha se queixando de problemas para enxergar no escuro, encontrou no mutirão uma oportunidade para se consultar. “A noite não consigo ver nada, hoje quero encontrar um solução para esse problema”, explicou.

O médico Fernando Medeiros, da Clínica de Olhos, coordenou a equipe médica durante o mutirão. “Procuramos atender as necessidades dos custodiados, pois não é porque eles são presidiários que não devem ter o direito de acesso a saúde. Essa uma excelente oportunidade para a nossa equipe interagir com essa nova realidade e poder contribuir com o sistema prisional”, ressaltou Medeiros.