Antigo núcleo do Estado desativado em Arapiraca preocupa vizinhos
Local se tornou centro de convívio de desocupados, viciados e bandidos
01/06/2012 06h06
Compartilhe
CARLOS ALBERTO JR.
Editor
O prédio do antigo Núcleo de Tecnologia Educacional de Arapiraca, localizado na rua Manoel Nunes Neto, no bairro Capiatã, virou uma espécie de “centro de convívio social” de bandidos, desocupados e viciados em drogas, de acordo com reclamações de moradores enviadas ao Portal 7 Segundos.
No local, é possível ver que os portões de acesso estão escancarados. A porta principal está aberta. A reportagem do Portal 7 Segundos esteve na parte interna do Núcleo de Tecnologia Educacional e constatou as reclamações. O mau cheiro, além de fezes humanas, restos de drogas, odor de urina, além de preservativos usados podem ser vistos por qualquer pessoa que percorra as instalações.
A edificação fica situada ao lado da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, mais conhecida como Premen, e causa transtornos também à comunidade escolar. De acordo com uma professora, que não quis ser identificada, os bandidos já chegaram, por algumas vezes, a pular o muro da instituição e causar pânico em estudantes e professores.
O prédio pertence ao Estado e, segundo informações de moradores da redondeza, há alguns foi fechado para início de uma reforma. “Algumas portas e janelas chegaram a ser retiradas, mas tudo parou e nada mais funcionou no local”, revelou um dos residentes da rua, que preferiu não se identificar.
A reportagem do Portal 7 Segundos manteve contato, na manhã desta quinta-feira (31), com o subcomandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), capitão Anaximandro Tenório, e ele revelou que rondas constantes são feitas no local. “Quando nossas guarnições encontram alguém suspeito, ele é abordado. Nosso papel é feito. Invertemos os horários para dificultar o acesso desse pessoal ao local”, explicou o capitão PM.
AVALIAÇÃO
A Secretaria de Estado da Educação e Esportes, através da sua assessoria de imprensa, informou à reportagem do Portal 7 Segundos, que a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) já comunicou, na última semana, o fato. “Na próxima semana uma equipe de engenheiros irá ao local para verificar as condições do prédio. Um relatório será preparado e entregue ao secretário [Adriano Soares], o qual deverá tomar uma posição sobre a possibilidade de retomar as obras”, explicou.
Num primeiro momento, ainda de acordo com a assessoria de imprensa, portões, portas e janelas, já retiradas, serão recolocadas, como forma de prevenir novas invasões. “A intenção é retomar as obras, porém tudo depende do que será decidido pelo secretário a partir do relatório dos engenheiros”, concluiu a assessoria de imprensa.