Hapvida realiza parto inédito de gêmeas siamesas unidas em Natal
De acordo com o neurocirurgião que acompanhou a gestação, o caso é raro e pode ser o primeiro no Brasil<br />
Por Assessoria27/09/2012 07h07
Compartilhe
Duas meninas nasceram unidas pelo cóccix no Hospital Antonio Prudente, da Rede Própria do Hapvida, em Natal (RN). As gêmeas siamesas Ana Clara e Any Vitória vieram ao mundo no dia 12 de setembro e estão ligadas pela parte do corpo que inclui o fim da coluna e a região glútea.
Segundo o neurocirurgião Ângelo Silva Neto, que acompanhou a gestação e o nascimento das meninas, o caso é raro e pode até ser o primeiro no Brasil: “Geralmente ocorre um caso de gêmeos siameses a cada 200 mil nascimentos. Em relação aos pigópagos (ligados pelo cóccix), eles se resumem a 20% dos casos de siameses. É a raridade da raridade”, frisa.
A mãe das crianças, a dona de casa Eucivânia Cunha, declarou que ela e o marido já decidiram autorizar a cirurgia de separação. No entanto, como aconselha o médico, o procedimento só deve ser realizado quando as gêmeas estiverem com cerca de nove meses de idade. Conforme antecipou o neurocirurgião Ângelo Silva Neto, devido à complexidade do processo cirúrgico, levará o caso à Universidade de São Paulo (USP), onde provavelmente deve ser realizada a cirurgia, e ainda será formada uma equipe multidisciplinar para acompanhar e avaliar o caso.
Sistema Hapvida Saúde
Com 33 anos de história e uma estratégia balizada na verticalização dos serviços médico-hospitalares, o Sistema Hapvida é, atualmente, a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste, com 2 milhões de clientes. O Hapvida é a segunda maior rede de atendimento preferencial do país e conta com mais de 12.800 mil colaboradores envolvidos na operação de 19 hospitais próprios, 75 Hapclínicas, 14 Prontos Atendimentos e 48 centros de diagnóstico por imagem e laboratórios nos 11 estados onde a operadora atua.