Cespe afirma que não houve irregularidades no concurso da Polícia Militar
Instituição informou que o envelope rompeu acidentalmente
01/10/2012 16h04
Compartilhe
Alagoas24horas
Da redação, com assessoria
O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), instituição responsável pelo concurso da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), informou na tarde desta segunda-feira (01), por meio de nota, que o lacre de um dos envelopes das provas do certame, que estava rasgado, rompeu acidentalmente.
Os candidatos do concurso, que iriam realizar as provas no bloco A, da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), no bairro da Serraria, em Maceió, notaram que um dos lacres estava aberto e resolveram ir até a Central de Polícia para registrar o boletim de ocorrência. No vídeo divulgado na internet, os candidatos falam em fraude.
Em nota, ao Cespe informou que “os malotes de provas são fechados e lacrados com lacre de aço, em ambiente seguro e sigiloso”. Em seguida, sobre o envelope rasgado encontrado na FAT, afirma: “o plástico de um dos envelopes contendo cadernos de prova rompeu-se durante o preparo para a distribuição do material, devido ao volume dos cadernos e ao atrito com outros envelopes. A ruptura era pequena e não possibilitava a retirada de cadernos de prova do envelope. Os cadernos foram conferidos pela Coordenação de Prova e constatou-se que todos estavam dentro do referido envelope”
Leia a nota do Cespe/UnB:
“O Cespe/UnB informa que, em todos os concursos públicos que realiza, os malotes de provas são fechados e lacrados com lacre de aço, em ambiente seguro e sigiloso, e abertos somente momentos antes da aplicação, perante testemunhas e com registro em ata. Além disso, o transporte dos malotes é acompanhado por membros da Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal. Todos esses procedimentos foram adotados na aplicação do concurso público da Polícia Militar do Estado de Alagoas (PM/AL). Em relação ao ocorrido na Faculdade de Tecnologia de Alagoas, onde foram realizadas as provas do concurso para o cargo de Soldado Combatente da PM/AL, o Cespe/UnB informa ainda que o plástico de um dos envelopes contendo cadernos de prova rompeu-se durante o preparo para a distribuição do material, devido ao volume dos cadernos e ao atrito com outros envelopes. A ruptura era pequena e não possibilitava a retirada de cadernos de prova do envelope. Os cadernos foram conferidos pela Coordenação de Prova e constatou-se que todos estavam dentro do referido envelope. Cabe ressaltar que todas as provas do concurso da PM/AL eram personalizadas com os nomes dos candidatos. O Cespe/UnB acrescenta ainda que casos dessa natureza não são comuns, porém podem ocorrer durante o transporte e manuseio dos envelopes de prova, em função do tipo de material que é fabricado (plástico). Diante do exposto, o Cespe/UnB informa que não houve nenhuma irregularidade e que a lisura do processo está garantida.