Eleições

Barack Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos

Ele foi eleito por pelo menos o voto de 303 delegados

Por Veja 07/11/2012 07h07
Barack Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos
Barack Obama foi reeleito para a Presidência dos Estados Unidos no início da madrugada desta quarta-feira, vencendo o republicano Mitt Romney após uma dura e acirrada campanha eleitoral, e garantindo mais quatro anos à frente da Casa Branca.

Para voltar a ganhar a confiança dos eleitores americanos, Obama precisou superar o momento ruim da economia, as altas taxas de desemprego e até uma inesperada crise internacional já na reta final da disputa. Mais do que isso, enfrentou um adversário duro, que questionou suas decisões nos últimos quatro anos e chegou a ameaçar uma virada de jogo após o primeiro debate entre os candidatos na televisão.
Como funcionam as eleições

Nos Estados Unidos, a votação para presidente é indireta, feita por 538 delegados. Eles são divididos entre os 50 estados americanos mais o distrito federal de acordo com sua população e seu número de deputados federais. O vencedor não é aquele que receber o maior número de votos dos eleitores, mas aquele que atingir a cota mínima de 270 delegados estaduais. Quanto mais populoso é um estado, mais deputados ele tem e mais peso possui na eleição. O candidato escolhido na Califórnia, por exemplo, leva todos os votos do colégio eleitoral do estado. Dessa forma, os partidos são obrigados a construir uma campanha nacional consistente, mesmo em lugares com menor número de eleitores.

O equilíbrio da corrida, no entanto, se foi confirmado por estreitas margens nas urnas, não se refletiu na disputa pelos votos do colégio eleitoral que elege o presidente americano (leia mais no quadro ao lado). Embora a apuração ainda não esteja totalmente finalizada, o que se ensaia é uma vitória folgada de Barack Obama sobre Mitt Romney no colégio e um triunfo também no voto popular.

Por enquanto, o placar das eleições americanas aponta o democrata com 303 votos do colégio eleitoral, contra 206 de Romney. Obama garantiu a vitória e mais quatro anos no governo ao conquistar um desempenho quase impecável nos chamados estados-chave – onde não há tradicionalmente predominância de nenhum dos partidos e as disputas mais acirradas e decisivas acontecem.