Capacitação de gestores públicos será iniciada em janeiro
Ação envolve nove órgãos do Governo do Estado de Alagoas
05/12/2012 17h05
Compartilhe
O Plano de Formação de Gestores Públicos no Estado de Alagoas, que vai preparar e fortalecer as capacidades de servidores de nove órgãos do Executivo, foi avaliado e validado nesta quarta-feira (5) pelos secretários envolvidos no projeto. O trabalho é uma cooperação técnica entre o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs).
“O Governo está implantando esse trabalho por acreditar que os gestores precisam aprimorar as suas capacidades de formular e implementar políticas, tornando eficiente a gestão de recursos. Dessa forma, o Estado vai atender cada vez melhor às demandas dos nossos principais clientes, que são os cidadãos”, disse o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. “O serviço público precisa ser eficiente, transparente e contar com a participação da sociedade”, completou.
O mapeamento e o diagnóstico das demandas de formação dos gestores públicos, assim como a construção do Plano de Formação, foram executados pela empresa Usina Negócios, que entrevistou 116 servidores (superintendentes, coordenadores especiais e diretores) para traçar o perfil atual dos gestores públicos do Estado e, a partir desse resultado, construir um diagnóstico com as habilidades estratégicas e necessárias para o cargo especifico.
“O diagnóstico traçado é o perfil do cargo, e não das pessoas que hoje ocupam. Queremos que os servidores se adequem às necessidades exigidas por cada cargo”, ressaltou a coordenadora do projeto pela Seplande, Alyne Vieira.
A Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) será a responsável pelos treinamentos e capacitações. Também serão contempladas com os cursos a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri); da Pesca e Aquicultura (Sepaq); da Ciência da Tecnologia e da Inovação (Secti); do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Turismo (Setur). Servidores da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) também estão contemplados no projeto.
Metodologia
A base conceitual do modelo para essa pesquisa foi a gestão por competência, que, segundo Edmilson Fialho, da Usina Negócios, trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos resultados do negócio, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente. “A gestão por competência está alicerçada na ética, valores, sistemas de informação, na liderança estratégica e na visão sistêmica”, explicou Fialho.
Plano de Formação
Os cursos acontecerão entre janeiro e março de 2013. Para uma melhor organização, as capacitações foram estruturadas em três vetores: gestão, técnico e comportamental.
“Esse plano pode nos mostrar uma necessidade de reorganizar o quadro de servidores dentro das secretarias. Algumas pessoas podem estar ocupando determinado cargo, mas é capaz de oferecer melhores resultados em outro, por exemplo. O trabalho está muito bom e a partir de agora vamos dar andamento a essas diretrizes”, falou o secretário da Gestão Pública, Alexandre Lages.