Alagoas

IML: começam exumações dos corpos após as duas greves do órgão este ano

Procedimento deve terminar em janeiro de 2013

06/12/2012 16h04
IML: começam exumações dos corpos após as duas greves do órgão este ano
Divulgação
Da Redação

As exumações dos corpos que não foram realizadas durante as greves dos médicos legistas vinculados ao Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca começaram a ser feitas. A informação foi confirmada pelo diretor do órgão, Kleber Santana, nesta quinta-feira (06).

De acordo com o diretor – que assumiu a chefia do órgão no lugar de Germano Jatobá, no início de novembro –, o Instituto de Arapiraca está se “antecipando”. Segundo Santana, da primeira greve, deflagrada em junho, ainda estavam 13 corpos, dos quais, nove já foram exumados. “Da segunda paralisação foram 16 e fizemos dois”, acrescentou o médico.

Kleber Santana explicou que as exumações estão sendo feitas em um sistema de rodízio, já que no local trabalham 14 médicos. “São 13 legistas e o 14º sou eu. Estamos fazendo dessa forma e pretendemos terminar até o mês de janeiro”, afirmou o diretor.

Procedimento autorizado pelas famílias

Na última greve da categoria, ocorrida em setembro, os familiares fizeram protestos reivindicando a liberação dos corpos para sepultamento. A Justiça acatou o pedido dos familiares, com a condição de que eles assinassem um termo de compromisso para que as exumações fossem realizadas após a greve.