Alagoas

Hemocentros de Alagoas pedem socorro e sangue

Queda foi por conta dos feriados de Natal e Ano Novo<br />

04/01/2013 19h07
Hemocentros de Alagoas pedem socorro e sangue
Depois dos feriadões do Natal e do Réveillon, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com estoque de sangue baixo. Até o final da tarde da quinta-feira (3) existiam 150 bolsas, enquanto o limite mínimo é de 300.

A direção está preocupada e alerta que pode faltar sangue para os pacientes dos hospitais e maternidades públicas do estado. O problema fica ainda maior com a falta de bolsas de sangue B e AB Positivas, além de A, B, AB e O Negativas.

Realidade que se deve ao fato, de acordo a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Verônica Guedes, ao grande consumo de sangue registrado no Hospital Geral do Estado (HGE), que necessitou de 50 bolsas de sangue durante o feriadão do Réveillon, seguido pela Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, e a Maternidade Escola Santa Mônica.

“Por esta razão, apelamos para que as os alagoanos com idade entre 16 e 67 anos, com perfeito estado de saúde e acima de 50 quilos devem comparecem ao Hemoal e Hemoar para realizarem suas doações de sangue. Apesar de ser um remédio que salva vidas, o sangue não é encontrado em farmácias e não se fabrica artificialmente”, destaca a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Verônica Guedes.

As doações podem ser realizadas das 7h às 18h no Hemoal Trapiche, que fica localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé, além dos sábados, das 8h às 12h.

Aqueles que não puderem se dirigir até o prédio central, podem comparecer ao Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar, localizado na Avenida Fernandes Lima. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Já no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemoar, das 8h às 18h. O órgão está localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.