Alagoas

Adepol denuncia péssimas condições da Delegacia de Penedo

A superlotação aumenta as possibilidades de fuga 

Por Assessoria/Adepol 15/02/2013 21h09
Adepol denuncia péssimas condições da Delegacia de Penedo
A Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol) entregou, na tarde desta sexta-feira (15) um ofício ao secretário de Defesa Social do Estado, Dário César, que denuncia a falta de infraestrutura do prédio da Delegacia Regional de Penedo. Segundo o presidente da Adepol, Antônio Carlos Lessa, o local não tem mais condições de receber presos e a superlotação pode aumentar a possibilidade de fuga. “A delegacia de Penedo foi transformada em um presídio superlotado, só tem capacidade para 25 presos e está com 72. Isso é desumano’’, diz o presidente.

No ofício, a Adepol também denuncia as violações dos direitos humanos dos presos, que estão amontoados e sem as mínimas condições de recuperação. A Adepol alerta, inclusive, para o surgimento de outros problemas como a proliferação de doenças na delegacia. ‘‘Muitas vezes as necessidades fisiológicas dos presos que estão longe do banheiro, são feitas em qualquer embalagem. Higiene pessoal não existe e banho de sol, muito menos’’, alertou Lessa.

Antônio Carlos Lessa finaiza a denúncia falando das condições precárias de trabalho. ‘‘Os policias civis que fizeram concurso público e se especializaram em investigar crimes, estão passando o dia inteiro cuidando de presos”.