Alagoas

Viral Harlem Shake faz arapiraquenses se renderem à dancinha extravagante

Vídeos de 30 segundos são compartilhados na web 

02/03/2013 10h10
Viral Harlem Shake faz arapiraquenses se renderem à dancinha extravagante
Reprodução/YouTube
Da Redação

Parece que o fenômeno Gangnam style criado pelo DJ sul-coreano Psy já foi esquecido. A web já assiste a uma nova onda de dancinhas extravagantes com o poder de fazer rir e atrair legião de voluntários que fazem gestos esquisitos. O viral Harlem shake, baseado em trecho de música homônima feita pelo norte-americano DJ Baauer, alastrou-se pela internet e fez o mundo se entregar a acrobacias ensandecidas.

Os números atestam o alcance dos vídeos do viral pelo mundo: estima-se em mais de 175 milhões as visualizações das milhares de postagens no YouTube desde o início de fevereiro de 2013. A febre atravessou os 15 mil quilômetros entre a Austrália - onde o original foi feito – e chegou em Arapiraca. No YouTube, com referência a maior cidade do Agreste, já constam três postagens de vídeos onde os usuários afirmam ter sido feitos por pessoas da cidade. O primeiro, com data de 23 de fevereiro, já os outros dois - aparentemente feitos pelo mesmo grupo de pessoas - foram publicados no dia 25 do mesmo mês.

Nos três, a coreografia cômica repete a dança de trinta segundos postada pela primeira vez peloTheSunnyCoastSkate, direto da Costa do Sol, na terra dos cangurus: uma pessoa dança entre amigos e, no trecho da música “and do the harlem shake” (“faça o harlem shake”), todos se juntam no ritmo frenético da batida. A gravação combina dança, humor e diversão.

O fenômeno se repete pelo mundo. De reprodução com super-heróis a dança subaquática da equipe de natação dos atletas da Universidade de Georgia (EUA). Passa por coreografia encenada de oficiais do Exército até homens seminus em um vestiário de uma faculdade do Tenessee (EUA).

DJ Baauer

O estouro do Harlem shake no YouTube deu gás à carreira do DJ Baauer. O hit, postado em maio de 2012 no Soundcloud, site de armazenamento de músicas, atingiu a marca de 762 mil audições - cerca de 86 mil só nsta semana. A canção se tornou a mais baixada no iTunes e estreou em primeiro lugar na Hot 100 da Billboard (lista das mais compradas nos EUA). A música seria derivação de uma dança surgida no Harlem, bairro de Nova York de origem afro-descendente, segundo o portal ABC News.
 
Veja os vídeos dos arapiraquenses aqui:

Harlem Shake - Curta Insana

Harlem Shake em Alagoas Arapiraca

Harlem Shake em Alagoas Arapiraca