Alagoas

Reeducandos têm até dia 26 para fazer inscrições no Supletivo

Em 2012 três detentos foram aprovados no vestibular do Estado

20/03/2013 08h08
Reeducandos têm até dia 26 para fazer inscrições no Supletivo
A educação no sistema penitenciário alagoano vem apresentando resultados positivos, a exemplo da aprovação de três reeducandos no vestibular de 2013 em faculdades da capital alagoana. As inscrições para o Exame Supletivo 2013.1 para os reeducandos do sistema prisional já estão abertas e podem ser feitas de 13 a 26 deste mês, das 8h às 14h, na Gerência de Educação.


As provas serão aplicadas nos dias 20, 21 e 22 de maio, nas respectivas unidades onde os reeducandos realizarem a inscrição. Serão aplicadas provas para os níveis de educação básica, ensino fundamental e médio. Para realizar as provas de ensino médio, o candidato deve apresentar o respectivo certificado de conclusão.


As provas conterão questões de português, redação, matemática, história, artes, ciências e geografia para os candidatos do ensino fundamental. Já para o ensino médio, serão as mesmas matérias do Fundamental, além das provas de física, química, biologia, língua estrangeira e fundamentos sócio-filosóficos.


Resultados anteriores - A educação vem avançando no sistema penitenciário, já que no último ano cerca de 700 custodiados participaram das duas edições dos exames. A primeira foi em julho, com 295 inscritos e, em novembro, o número cresceu para 404 participantes.


Além do supletivo, 193 reeducandos participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), destes, 76 estavam aptos para concorrer no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e 25 puderam concorrer ao Prouni. O esforço da Gerência de Educação reflete-se nos três reeducandos aprovados na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em faculdades particulares.

Um reeducando foi aprovado em Letras/espanhol, na Ufal; os outros dois custodiados foram aprovados em Fisioterapia na Faculdade de Alagoas (FAL) e Serviço Social na Universidade Anhanguera e receberam bolsa integral para estudar. Os números refletem o empenho dos reeducandos nas ações de ressocialização desenvolvidas pela Superintendência Geral de Administração Penitenciária.