Educação
Curso de Libras da UNEAL ganha destaque na TV
Iniciativa é voltada inicialmente para os acadêmicos
25/05/2013 06h06
Um projeto inovador está em andamento no Campus IV da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), localizado na cidade de São Miguel dos Campos. Trata-se do curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), linguagem usada por deficientes auditivos e surdos, além de familiares e amigos, voltado, num primeiro momento, para acadêmicos da unidade. As aulas foram iniciadas há pouco mais de dois meses, num total de seis.
A iniciativa partiu do estudante do curso de Letras Aisamaque Gomes de Souza, que apresentou a ideia ao Pró-Reitor de Extensão, Prof. Antonio Marcos Pontes de Moura ainda em 2012. Através de um edital, o projeto foi lançado e o piloto desenvolvido no Campus IV. “A ideia é ampliar o ensino de Libras para todos os campi da UNEAL envolvendo também a comunidade em geral. Trata-se de um programa colocado em prática com recursos próprios da universidade, o qual já passou, desde a sua implantação, a ganhar o merecido destaque”, ponderou o Pró-Reitor.
Ainda de acordo com o Prof. Antonio Marcos, todos os projetos futuros da UNEAL já envolvem o ensino de LIBRAS. Além de um tema que envolve a inserção social da comunidade acadêmica, o assunto tomou uma dimensão mais ampla, também devido à criação da Lei 10.436/02, que garantiu, no sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal, a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino de LIBRAS, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), conforme legislação vigente.
O responsável pelo ensino de LIBRAS, Aisamaque Gomes, explica que o curso não se restringe a aulas básicas para ouvintes. “Não nos restringimos ao ensino da linguagem. Nosso objetivo é também desmistificar o uso. Fico feliz em participar deste projeto”, explicou.
Segundo o instrutor, não existem dificuldades no ensino e na aprendizagem da LIBRAS. “Nenhuma língua é difícil. Em nosso curso temos pessoas que já conversavam com surdos após uma semana de aulas. No entanto, isso varia muito de pessoa para pessoa”, explicou.
O QUE É LIBRAS
A LIBRAS é a língua de sinais usada pela maioria dos surdos do Brasil e reconhecida pela Lei 10.436/02. É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa. Por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A LIBRAS não é a simples gestualização da Língua Portuguesa, e sim uma língua à parte.
Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros.
Assim sendo, para se comunicar em LIBRAS, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação. Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação - locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos, os quais, juntos compõem as unidades básicas dessa língua.
Deste modo, a LIBRAS se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como em qualquer língua, também na LIBRAS existem diferenças regionais. Portanto, deve-se ter atenção às suas variações em cada unidade federativa do Brasil.
REPORTAGEM NA TVE
O projeto de ensino de LIBRAS no Campus IV da Uneal vai ser exibido durante o programa “Escola Viva’, exibido pela TV Educativa, canal 3 de Maceió. A data de exibição da reportagem ainda não foi confirmada pela produção do programa. A gravação ocorreu na tarde da última terça-feira (21), no Campus de São Miguel dos Campos.
A iniciativa partiu do estudante do curso de Letras Aisamaque Gomes de Souza, que apresentou a ideia ao Pró-Reitor de Extensão, Prof. Antonio Marcos Pontes de Moura ainda em 2012. Através de um edital, o projeto foi lançado e o piloto desenvolvido no Campus IV. “A ideia é ampliar o ensino de Libras para todos os campi da UNEAL envolvendo também a comunidade em geral. Trata-se de um programa colocado em prática com recursos próprios da universidade, o qual já passou, desde a sua implantação, a ganhar o merecido destaque”, ponderou o Pró-Reitor.
Ainda de acordo com o Prof. Antonio Marcos, todos os projetos futuros da UNEAL já envolvem o ensino de LIBRAS. Além de um tema que envolve a inserção social da comunidade acadêmica, o assunto tomou uma dimensão mais ampla, também devido à criação da Lei 10.436/02, que garantiu, no sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal, a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino de LIBRAS, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), conforme legislação vigente.
O responsável pelo ensino de LIBRAS, Aisamaque Gomes, explica que o curso não se restringe a aulas básicas para ouvintes. “Não nos restringimos ao ensino da linguagem. Nosso objetivo é também desmistificar o uso. Fico feliz em participar deste projeto”, explicou.
Segundo o instrutor, não existem dificuldades no ensino e na aprendizagem da LIBRAS. “Nenhuma língua é difícil. Em nosso curso temos pessoas que já conversavam com surdos após uma semana de aulas. No entanto, isso varia muito de pessoa para pessoa”, explicou.
O QUE É LIBRAS
A LIBRAS é a língua de sinais usada pela maioria dos surdos do Brasil e reconhecida pela Lei 10.436/02. É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa. Por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A LIBRAS não é a simples gestualização da Língua Portuguesa, e sim uma língua à parte.
Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros.
Assim sendo, para se comunicar em LIBRAS, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação. Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação - locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos, os quais, juntos compõem as unidades básicas dessa língua.
Deste modo, a LIBRAS se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como em qualquer língua, também na LIBRAS existem diferenças regionais. Portanto, deve-se ter atenção às suas variações em cada unidade federativa do Brasil.
REPORTAGEM NA TVE
O projeto de ensino de LIBRAS no Campus IV da Uneal vai ser exibido durante o programa “Escola Viva’, exibido pela TV Educativa, canal 3 de Maceió. A data de exibição da reportagem ainda não foi confirmada pela produção do programa. A gravação ocorreu na tarde da última terça-feira (21), no Campus de São Miguel dos Campos.
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