Negócios

Câmara convoca secretário de saúde de Arapiraca para dar explicações

Crise na sa&uacute;de motivou requerimento do Legislativo<br />

26/06/2013 06h06
Câmara convoca secretário de saúde de Arapiraca para dar explicações
Paulo Marcello
Repórter

Preocupada com a situação da saúde em Arapiraca, a Câmara Municipal apresentou um requerimento, de autoria do vereador Ronaldy Rios (Roninho) e assinado por todos os parlamentares, convocando o secretário de saúde do Município, Ubiratan Pedrosa Pereira, para prestar à Casa esclarecimentos a respeito da sua pasta, bem como as condições da saúde de Arapiraca, em data a ser agendada nas dependências do Poder Legislativo.

Na sessão desta terça-feira (25), o vereador Roninho (PT) criticou a situação da saúde em Arapiraca. “Semana passada estive no Hospital Regional e não tinha pediatra para atender. A população da nossa cidade fica nos corredores esperando atendimento. A situação da saúde não está boa. E nós vereadores não podemos fechar os olhos para a situação critica que a saúde pública atravessa”, disse o vereador.

O requerimento foi amplamente debatido pelos vereadores Fábio Rogério (PR) e Aurélia Fernandes (PMDB) ex-secretária municipal de saúde. Dr. Fábio estranhou a quantidade de exames marcados em Arapiraca em 2012 e pediu mais explicações sobre os números que mostram que o Município atendera mais de um milhão de pessoas no ano passado. “Isso me estranha muito. Quero ter acesso a estes registros e que o secretário venha a esta Casa para prestar contas do trabalho que vem exercendo em Arapiraca”, disse Fábio.

Já Aurélia Fernandes lembrou que, apesar das dificuldades, quando era gestora desta pasta, a Cidade conseguia garantir os exames à população e que os números apresentados pela secretaria em 2012 são mesmo reais. “Uma mesma pessoa passa por vários exames e Arapiraca atende mais de 40 Cidades de Região, ou seja, uma população aproximada de um milhão de habitantes”, explicou.

“O que não dá pra entender é porque o volume de exames diminuiu tanto em apenas seis meses da nova gestão. Tenho visitados postos e unidades de saúde e pude comprovar que tá faltando até material de limpeza. O secretário precisa comparecer a esta Casa para debater sobre a crise na saúde pública em Arapiraca”, completou Aurélia.