Alagoas

Matrículas para curso de Libras terminam nesta quarta-feira

 

Por Agência Alagoas 17/07/2013 12h12
Matrículas para curso de Libras terminam nesta quarta-feira
José Demétrio/Agência Alagoas
Noventa e três por cento das vagas para os cursos gratuitos de Libras ofertados pelo Centro de Atendimento aos Surdos (CAS) – instituição ligada à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) – foi preenchida no primeiro dia de matrícula. Nesta terça-feira (16), um grande número de pessoas compareceu à sede do CAS, na Rua Ernesto Gomes Maranhão, Jatiúca e garantiu suas vagas nos cursos Básico I e II de Libras.

Ao todo, foram ofertadas 360 vagas, mas todas as turmas do módulo Básico I de Libras foram preenchidas já nesta terça-feira e as 25 vagas restantes para o curso de Básico II deverão serão asseguradas por aqueles que procurarem o CAS nesta quarta-feira (17), quando deverão ser encerradas as matrículas. Inicialmente, as inscrições seriam concluídas na quinta-feira, dia 18, mas, em virtude da grande procura, o prazo foi antecipado.

Para se inscrever, o interessado deve ter em mãos os documentos originais e cópias de identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. Podem fazer o curso pessoas com idade a partir dos 15 anos. Candidatos menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal no ato da matrícula.

Para este segundo semestre, serão oito turmas do módulo Básico I, no total de 240 vagas, e 4 turmas de Básico II, com 120 vagas disponíveis. As aulas têm início em agosto e cada curso tem duração de seis meses, com carga horária de 60 horas e aulas ministradas uma vez por semana Ao final, os participantes aprovados no curso recebem um certificado emitido pela SEE.

Credibilidade

A diretora do CAS, Olindina Oliveira, aponta a credibilidade da instituição como motivo para a grande procura pelos cursos. “O CAS é uma referência em Alagoas na oferta de cursos de qualidade e gratuitos. Hoje em dia, saber Libras é um diferencial no currículo e essa busca pela qualificação para inserção no mercado também motivou esta grande procura pelos nossos cursos”, explica a diretora.

A secretária do CAS, Larisza Loureiro, responsável pelo processo de matrícula, destaca o papel social do instituto. “Nosso público principal é o portador de surdez e o nosso objetivo é ajudar a inseri-los na sociedade, facilitando essa comunicação. Desde 2006, o CAS oferta cursos de Libras e, com o aumento da demanda, a oferta cresceu. Novas turmas são abertas semestralmente e quem não garantir a inscrição agora, pode fazer no começo do ano que vem”, garante Larisza.

Benefício

Vanessa Silva, acadêmica do curso de Pedagogia, se matriculou para o Curso Básico I. A universitária conta que se interessou pela capacitação porque, no exercício da profissão, acredita que a Libras pode facilitar o aprendizado e contato com alunos surdos.

“Essa oferta é muito interessante, porque muito nãos podem custear um curso de Libras. No meu caso, especificamente, pode acontecer de eu precisar atender a um aluno portador de surdez e eu quero ajudá-los de todas a formar possíveis”, conta Vanessa.

Para mais esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato com o CAS pelo telefone 3315-3925, no horário das 8h às 17h.