Justiça obriga município de Arapiraca a prover medicamentos para diabetes
A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas decidiu, por unanimidade, indeferir agravo de instrumento que buscava desobrigar o município de Arapiraca de fornecer medicamentos a Talita Marinho de Souza. A medicação solicitada é referente ao tratamento de diabetes.
O acórdão, disponível no Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira (21), ratifica que o Judiciário tem competência para intervir na administração pública, quando para garantir direitos fundamentais. “Os direitos sociais não podem ficar condicionados à boa vontade do Administrador. [...] Seria uma distorção pensar que o princípio da separação dos poderes, originalmente concebido com o escopo de garantia dos direitos fundamentais, pudesse ser utilizado justamente como obstáculo à concretização dos direitos sociais, igualmente fundamentais”.
Não foram aceitos pelos desembargadores as alegações de que não haveria orçamento suficiente e que os medicamentos requisitados não estão nas listas do Ministério da Saúde para o tratamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a decisão, como o Estado tem a obrigação de promover a saúde aos cidadãos, a disponibilidade do serviço no Estado é o único fator a ser considerado. Pedidos que visam a garantia de concessão de medicamentos por entes estatais tem sido comuns na Justiça alagoana e nacional.
Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
