Traipu inclui escolas no programa Mais Educação
As escolas municipais de Traipu agora também fazem parte do programa Mais Educação. A medida amplia a jornada escolar e a organização curricular, como uma espécie de Educação Integral. Os estudantes terão acesso a atividades extracurriculares já neste ano e os caminhões com material pedagógico e de apoio necessário à concretização dos trabalhos já começaram a chegar.
Até o momento, 29 escolas foram incluídas no Mais Educação. Cada unidade ofertará até cinco atividades dentro dos temas: Educação em Direitos Humanos; Esporte e lazer; Educação ambiental e sociedade sustentável; Comunicação, uso de mídias e cultura digital e tecnológica; Cultura, artes e educação patrimonial; Promoção da saúde e Acompanhamento pedagógico, sendo este último obrigatório em todas as escolas.
Segundo a prefeita Conceição Tavares, as atividades escolhidas para cada unidade escolar foram definidas de acordo com seus Projetos Político Pedagógicos. “Com a chegada do Mais Educação em Traipu nós conseguiremos ampliar o tempo de permanência das nossas crianças nas escolas. Isso poderia ter sido conquistado desde 2011, mas os antigos gestores não tiverem interesse. Estamos fazendo agora para beneficiar nossa população”, explica Conceição.
Além dos temas citados anteriormente, as escolas rurais ainda podem optar por abordar Agroecologia; Iniciação Científica ou Memória e História das Comunidades Tradicionais. Para a prefeita, a oferta de atividades dentro e fora do ambiente escolar, com oportunidades iguais para todos, diminuirá as desigualdades educacionais e estimulará a valorização da diversidade cultural.
O acompanhamento pedagógico e administrativo do programa será realizado por um professor já vinculado à escola e selecionado pela Secretaria Municipal de Educação. Um técnico também será nomeado para coordenar as atividades. Além desses profissionais, haverá o trabalho de monitoria das atividades por estudantes universitários de formação específica nas áreas dos trabalhos ou por pessoas da comunidade, que tenham habilidades apropriadas.
Para serem agraciadas com o programa, as unidades escolares precisavam ter índice igual ou superior a 50% de estudantes participantes do Programa Bolsa Família e a prestação de contas em dia do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Últimas notícias
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Confira os números da Lotofácil 3712 sorteados nesta terça (16/6)
Jovem em surto psicótico é contido pela polícia no município de Pariconha
Ministro da Saúde ressalta importância do programa Mais Médicos para a população de AL
Gastronomia alagoana está em luto pelo falecimento da chef Juliana Almeida em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
