Brasil

?Bicho-preguiça? é resgatado em caminhos de serviços das obras de duplicação da BR-101NE.

Por Redação com Assessoria 29/01/2014 19h07
?Bicho-preguiça? é resgatado em caminhos de serviços das obras de duplicação da BR-101NE.
Bicho preguiça é resgatado - Foto: Assessoria

Técnicos da Gestão Ambiental BR-101 Nordeste durante vistoria pelo trecho em obras resgatam um “Bicho-preguiça” durante travessia deste por uma via de caminhos de serviço do empreendimento. O animal foi levado para uma área propícia ao habitat natural da espécie, onde a mesma foi recolocada no meio ambiente, em áreas próximas ao local onde primeiramente foi avistada.

Conhecido como “bicho-preguiça” o Bradypus variegatus, não tem nada de comum, e apesar de seu jeito vagaroso e aparentemente despreocupado, é um mamífero silvestre que vem resistindo às alterações de habitat que a Mata Atlântica vem sofrendo, especialmente na região nordeste do Brasil, onde a mesma foi mais rapidamente degradada devido aos ciclos econômicos do pau-brasil e da cana-de-açúcar, o qual se estende até os dias atuais. O movimento lento, relacionado à baixa taxa metabólica e hábito estritamente arborícola, tornam a espécie particularmente susceptível à predação, captura e falta de recursos alimentares quando exposta a ambientes não florestados.

O bicho-preguiça é o mascote da Gestão Ambiental das Obras de Duplicação da BR-101 Nordeste, e embora ainda não esteja em extinção trata-se de um animal ameaçado, pois já está desaparecido em diversas regiões, como no nordeste brasileiro. De acordo com logomarca específica criada, a Gestora realiza a distribuição de materiais educativos e o desenvolvimento de palestras ambientais fazendo o uso da imagem de um animal semelhante, trabalhando com a sensibilidade dos participantes em relação a preservação ambiental.

O Programa Ambiental de Supressão da Vegetação – PASV, têm como objetivo minimizar as interferências geradas com a implantação do empreendimento sobre a biota existente na área de intervenção e no seu entorno, bem como apresentar um conjunto de procedimentos que, quando efetuados, representarão uma mitigação dos impactos gerados direta ou indiretamente pela implantação do Projeto.