Sertão

Produtor de ovinos aumenta rebanho em mais de 10 vezes

Por Agência Alagoas 05/03/2014 09h09
Produtor de ovinos aumenta rebanho em mais de 10 vezes
- Foto: Agência Alagoas

José Ramos dos Santos teve sua vida mudada pelo Programa Alagoas Mais Ovinos, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Em 2010, o produtor do município de Carneiros, tinha apenas 3 ovelhas em sua propriedade. Hoje, apesar das dificuldades enfrentadas com a seca, o rebanho já conta com 35 animais e a atividade é responsável por grande parte da renda familiar do produtor.

O Programa Alagoas Mais Ovinos é desenvolvido desde 2009 e visa fomentar e fortalecer a cadeia da ovinocaprinocultura em Alagoas, a partir da inclusão de animais que foram adquiridos, obedecendo a rigorosos critérios de seleção. No programa, os animais são entregues por meio de um contrato de empréstimo, e o produtor tem por obrigação devolver o mesmo número de animais, já frutos dos que recebeu do programa, em até 5 anos. Em menos do que isso, José Ramos já vai entregar todos os animais correspondentes aos recebidos pelo programa.

“É um programa que, sem dúvida, mudou a minha vida e da minha família para melhor. Deixei de investir em outras atividades para optar pela ovinocaprinocultura, graças ao incentivo que recebi do governo. Sofremos muito com a seca e precisamos desse apoio”, destacou.

O produtor, que foi selecionado por ter aptidão para trabalhar com ovinocaprinocultura, é considerado um caso de sucesso do Programa Alagoas Mais Ovinos. Os planos dele não param por aqui. A ideia é crescer mais. “Se continuar recebendo a assistência que recebo do governo do Estado, utilizando as orientações sobre organização, técnicas de manejo, alimentação, alcançarei, ainda este ano, a meta dos 100 animais”, complementou animado o produtor.

De acordo com o técnico Adilton Paiva, que acompanha o produtor, entre as vantagens da ovinocaprinocultura para quem vive no Sertão estão o menor consumo de alimento se comparada a outras atividades, e o fato de cada ovelha poder dar até duas crias por ano. “Onde come uma vaca, por exemplo, come seis ovelhas. A ovinocaprinocultura é mais lucrativa para o produtor. Além disso, cada filhote pode ser vendido por R$150,00, se já for grande, o preço fica em torno dos R$500, dando duas crias por ano, o retorno é mais rápido”, explicou o técnico.

“O mais importante de observar é que José Ramos está conseguindo melhorar geneticamente seu rebanho, fazendo controle de reprodução e monitoramento, aproveitar a assistência técnica que recebe e gerar renda para a família que também trabalha junto com ele, premissas do programa”, complementou a coordenadora do Programa Alagoas Mais Ovinos pela Seagri, Rafaelle Santana.
Dona Maria Luciene Santos, esposa do criador, também está animada. Ela conta que trabalhar com ovinos já é uma tradição que vem passando de geração para geração. “Eu já criava com meus pais. Agora, ajudo ele aqui. Antes era tudo mais difícil. Hoje com o apoio que recebemos tudo fica mais fácil. A gente nunca chegou a ter este número de animais”, falou dona Luciene.

O Programa Alagoas Mais Ovinos foi dividido em duas fases. Na primeira, beneficiou 740 famílias credenciadas. O rebanho já aumentou e em 2013 e 2014, considerado a segunda fase do programa, outras 250 famílias estão sendo beneficiadas. Além das entregas de animais, o programa oferece capacitação, entrega de equipamentos, bancos de forragens, ações de apoio ao acesso ao mercado. Para o primeiro trimestre de 2014, já está prevista a entrega de cerca de 1100 animais.

“Este programa oferece um incremento na renda milhares de famílias credenciadas. A melhor forma de fazer inclusão social é gerando emprego e renda, e mostrar a estes produtores que eles não precisam sair do campo para terem uma vida mais digna”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

O Programa Alagoas Mais Ovinos faz parte das ações do Alagoas Tem Pressa, estratégia de gestão do governo do Estado, visando obter melhores resultados. Só em Carneiros, o governo do Estado por meio da Seagri, desenvolve ações de apoio à agricultura familiar como o Programa de Avicultura Familiar, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), Programa Alagoas Mais Leite, Programa de Sementes, entrega de ração animal, entre outras. “É de suma importância a presença do governo do Estado junto aos municípios, nos apoiando para juntos fazermos um bom trabalho”, disse o secretário de Agricultura de Carneiros, Júnior Melo.
registrado em: Agricultura