Campanha de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta
A prorrogação da Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira (14) e ainda falta vacinar 48% do público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), que corresponde a 95% do total de 84.680 crianças. A ação, que está ocorrendo nos postos de vacinação de 12 dos 102 municípios alagoanos, tem o objetivo de evitar que Alagoas volte a registrar casos da doença, que está erradicada desde 2000.
Diante do fato de apenas 47% do público alvo ter sido vacinado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) faz um alerta para que os pais de crianças com seis meses a menores de cinco anos possam procurar os postos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Isso porque, de acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, o prazo não será prorrogado novamente.
“Fazemos um apelo para que as crianças sejam vacinadas contra o sarampo, que é uma doença que mata e deixa sequelas graves. Até esta terça-feira (11), segundo o Sistema de Informação do PNI [Programa Nacional de Imunização], 10 dos 12 municípios alagoanos selecionados para realizar a campanha não atingiram a meta mínima de imunização, o que é preocupante”, alertou a superintendente da Sesau.
Segundo dados apurados até às 16 horas desta terça-feira (11), junto ao Vacinômetro do Ministério da Saúde, apenas Satuba e Flexeiras atingiram a meta de vacinação preconizada pelo MS, que corresponde a 95%. Já a Barra de Santo Antônio havia vacinado 82%, a Barra de São Miguel (52%), Coqueiro Seco (85%), Maceió (39%), Marechal Deodoro (77%), Messias (72%), Paripueira (77%), Pilar (69%), Rio Largo (86%) e Santa Luzia do Norte (44%),
Contraindicações - A vacina contra o sarampo não deve ser administrada em crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, acometidas por neoplasia maligna ou que estão em tratamento que utilizam corticosteroides em esquemas imunodepressores. “Àquelas também submetidas a outras terapêuticas imunodepressoras, a exemplo de quimioterapia antineoplásica, radioterapia, entre outros problemas também devem ser imunizadas”, recomenda Sandra Canuto.
Últimas notícias
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
