Educação: categoria não aceita proposta e inicia greve em Arapiraca

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (14), em Arapiraca, uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal). A categoria não aceitou negociar com a prefeitura de Arapiraca.
As pautas da assembleia eram relativas à carga horária dos professores e servidores técnicos- administrativos da educação.
A presidente do Sinteal, Juracy pinheiro, contou que a prefeitura reduziu 1/3 da cargas horárias dos professores do 6º ao 9º ano e a proposta apresentada este ano foi a redução apenas para seis escolas e os educadores não aceitaram.
Já os funcionários do quadro técnico administrativo, a secretária de educação propôs que seria reduzida a carga horária dos funcionários efetivos, que iriam atuar nas escolas de tempo integral e creches, no entanto, os funcionários contratados continuariam trabalhando 8 horas.
Os técnicos administrativos não aceitaram a proposta. “Eles não querem ser transferidos para as escolas de tempo integral”, afirmou Juracy.
Por isso professores e a parte administrativa da educação darão início a uma greve a partir da semana que vem. “Terá a mobilização nacional e depois vamos dar continuidade a paralisação até negociar com a prefeita”, completou.
Juracy acrescentou que a prefeita deverá marcar uma reunião com a categoria para tentar uma negociação. Ela lembrou que na terça-feira haverá uma mobilização geral para mostrar a situação da educação no país.
Para a presidente do sindicado apesar das propostas não terem sido aceitas, a assembleia foi produtiva. “As pessoas da educação têm sido massacradas ao longo do tempo e merecem uma luta”, frisou.
A merendeira Janielma dos Santos afirmou que a categoria não aceitou negociar com a prefeitura pela exigência de trabalhar em escola de tempo integral ou creche. "Tem gente que mora em povoado onde não tem essas escolas e além de pagar transporte vai ter que pagar alguém para cuidar seus filhos", explicou.
Segundo Janielma, a categoria irá lutar por uma emenda constitucional para ter seus direitos garantidos. "Terça vamos estar na câmara de vereadores às 19h30, para discutir esse assunto", concluiu.
Últimas notícias

Matriz de Camaragibe regulamenta Lei do SIM e fortalece agricultura familiar

Suspeita de intoxicação por metanol deixa dois mortos e um cego no Agreste de Pernambuco

Incêndio atinge residência no Conjunto Frei Damião em Maceió

Prefeita Márcia Cavalcante implementa serviço de Telessaúde em São Luís do Quitunde

PM prende homem suspeito de assalto a van na Durval de Góes Monteiro

Motociclista colide com ciclista que atravessava avenida sem atenção em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
