Alagoas

Começa campanha em defesa da preferência a idosos em ônibus

Por Redação com Assessoria 09/04/2014 15h03
Começa campanha em defesa da preferência a idosos em ônibus
- Foto: Assessoria

Teve início nesta quarta-feira (09), no prédio sede das Promotorias de Justiça da capital, situada no Barro Duro, uma campanha em defesa da preferência dos idosos no embarque e desembarque dos coletivos de Maceió. A iniciativa está sendo coordenada pela 61 ª Promotoria de Justiça e, dentre as várias ações programadas, estão a adesivação de veículos com alerta sobre a prioridade que deve ser dada aos passageiros da melhor idade, a fixação de cartazes nos pontos de ônibus e a distribuição de panfletos entre os usuários do sistema de transporte público.

O primeiro ônibus a receber o adesivo pertence a empresa São Francisco, uma das viações que tem mais linhas destinadas a bairros da periferia da cidade e, que, também, possui uma grande quantidade de idosos que utiliza o serviço. O gesto simbólico foi acompanhado pelo promotor de Justiça Flávio Gomes da Costa, pelo presidente do Sindicato das Empresas de transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb – Mac), Rubens Pimenta, e por Jorge Bezerra, diretor de planejamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT).

“Por lei, os idosos têm direito a 10% dos assentos nos coletivos. Mas, depois de fazermos um levantamento sobre o tema, descobrimos que esse quantitativo é insuficiente para a realidade de Maceió. Então, resolvemos reunir as partes envolvidas no assunto e discutir alternativas para que pudéssemos garantir mais conforto aos passageiros da melhor idade. Foi quando surgiu a ideia da campanha. Ela foi aceita por todos e hoje pudemos colocá-la em prática. Estamos felizes com o resultado do trabalho”, explicou Flávio Gomes da Costa.

“O acento é uma questão legal, todos sabemos disso. Entretanto, há muitos usuários que, por estarem bem acomodados em suas cadeiras, veem que o idoso está em pé e fazem de conta que não o enxergam. Temos a consciência que essa mudança não se dará na rapidez que desejamos, porém, o primeiro passo foi dado. Essa é uma questão de mudança de cultura que estamos tentando implementar”, disse Rubens Pimenta.

Treinamento

As empresas de ônibus e a SMTT já estão treinando motoristas e cobradores para que eles possam ajudar nesse papel de quebra de paradigma. “Sabemos que não é fácil convencer alguém a sair de sua zona de conforto para, então, beneficiar uma segunda pessoa. Porém, a ideia central desse trabalho de conscientização é mostrar que o idoso não tem a mesma resistência que um indivíduo mais novo, que boa parte deles sofre com algum tipo de doença, que a locomoção se dá forma mais difícil e, claro, lembrar aos passageiros que todos chegaremos a velhice um dia. É preciso que a gente se coloque no lugar de quem precisa de nós”, defendeu Jorge Bezerra.

“Além dos adesivos que serão fixados nas portas dianteira e traseira dos coletivos, também teremos a fixação de cartazes nas paradas de ônibus e a distribuição de panfletos aos usuários do sistema de transporte público. É preciso uma ação que envolva a população inteira”, lembrou o promotor de Justiça.

A legislação

A campanha está baseada no que normatiza a Lei n° 10.741/03, que estabelece preferência nos ônibus para aquelas pessoas que já estão na terceira idade. Ela dá acesso a todo ônibus, gratuitamente, para os idosos, não tendo eles que ficarem restritos somente aos 10% de assentos reservados.

“Precisamos alertar que esse direito precisa ser assegurado não somente porque está estabelecido numa lei. O que realmente queremos é que os demais usuários respeitem as pessoas mais velhas, que já estão na terceira idade. A campanha é didática, tem cunho educacional e objetiva implementar uma mudança de cultura”, ressaltou Flávio Gomes da Costa.