Arapiraca

Prefeitura ?esquece? de doar terreno e Arapiraca pode perder serviços do Sest/Senat

Por Redação 02/05/2014 18h06
Prefeitura ?esquece? de doar terreno e Arapiraca pode perder serviços do Sest/Senat
- Foto: Google

Cansados de esperar um posicionamento acerca da doação de um terreno para construção do prédio do Serviço Social de Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) na cidade, os funcionários publicaram uma nota de repúdio contra a Prefeitura de Arapiraca. Sem um local adequado e com alta demanda de atendimento, sem uma sede apropriada, o município pode perder os serviços oferecidos pelos órgãos.

Na nota, os funcionários classificam a situação como “descaso” e afirmam que o projeto já está com a administração pública desde 2012, mas até agora não foi dada nenhuma posição por parte do município.

Inaugurada em 25 de março de 2005, a unidade começou a funcionar nos fundos do Posto Jota Pinto, em uma área cedida pelo empresário Ibn Pinto. Após seis anos, com alta demanda de atendimento nas áreas de saúde e educação; é necessário uma estrutura maior para comportar a grande quantidade de usuários.

Tendo em vista a melhoria do local, em 2011, a diretoria do Sest/Senat, segundo a nota divulgada, informou que procurou o prefeito à época, Luciano Barbosa, para mostrar o projeto da construção, orçado em R$ 14 milhões; a contrapartida da prefeitura seria a doação do terreno. O gestor sugeriu que o terreno ideal seria um localizado nas proximidades do Centro Administrativo, na rovodia AL-220.

A partir daí, deu-se início ao problema. As eleições aconteceram, a administração mudou, passando para Célia Rocha a responsabilidade quanto à continuidade da doação, no entanto não foi dado continuidade ao projeto. Ainda de acordo com a nota, os funcionários informaram que a prefeita sugeriu outro terreno, situado no Povoado batingas, na AL-110. A doação foi vetada pelos vereadores, já que ele teria que ser comprado pelo município.

Após dois anos de reunião entre a administração municipal e a prefeitura, ainda não se chegou à solução. Com o impasse, a unidade poderá ser transferida para outro município ou até mesmo outro Estado.

“Esse mês, os funcionários do Sest/Senat Arapiraca receberam um comunicado da Confederação Nacional do Transporte (CNT) pedindo para os mesmos não irem a prefeitura falar desse assunto, tendo em vista que esse comportamento demonstrado pela Prefeitura Municipal de Arapiraca é considerado um descaso contra a sua própria cidade e as cidades circunvizinhas”, informou a nota.

“Arapiraca não pode perder essa oportunidade”

Na rede social Facebook, o ex-prefeito Luciano Barbosa afirmou que “Arapiraca não pode perder essa oportunidade”. Na avaliação do ex-gestor, a instalação do Sest/Senat seria viável no terreno próximo ao Centro Administrativo; segundo ele, o local seria “suficiente e estratégico”.

“O SEST/SENAT é de fundamental importância. E Arapiraca é uma cidade que abriga uma grande quantidade de empresas cujos trabalhadores seriam extremamente beneficiados. Temos que agilizar essa solução”, disse Barbosa.

“Durante a minha gestão, tive a oportunidade de doar o terreno para o SESC, ao lado do centro administrativo, e fazer toda a negociação de compra do SESI, para a instalação do novo SESI/SENAI, no bairro primavera. Ainda durante o mandato, iniciei o processo de doação para a instalação do SEST/SENART, numa articulação para Arapiraca ter todas as vantagens q o sistema ‘S’. É imprescindível a construção do SEST/SENAT em nossa cidade”, acrescentou.

A secretária de Indústria Comércio e Serviço, Myrka Lúcio, afirmou que não existe nenhuma informação oficial sobre a doação do terreno. “O que existe são rumores”, colocou.

A secretária ainda acrescentou que segunda-feira entrará em contato com a direção do Sest/Senat.