Municípios iniciam debate para dar fim aos lixões em Alagoas
Prefeitos e representantes dos 102 municípios alagoanos estarão reunidos nos dias 15 e 16 deste mês na Associação Comercial de Maceió para discutir a construção de uma estratégia estadual e planos municipais. A iniciativa tem como objetivo o encerramento dos lixões e a inclusão dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis no processo produtivo.
As discussões ocorrem durante o I Seminário Alagoano Pró-Catador, promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República e pelo Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica de catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis, e executado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq). A abertura ocorre no dia 15, às 9 horas.
De acordo com a secretária do Trabalho, Stella Albuquerque, o seminário tem como objetivo debater e apresentar estratégias e soluções viáveis para a questão dos lixões, com exposições de experiências no Brasil e em Alagoas sobre a temática.
“O governo do Estado está empenhado nessas discussões devido ao cumprimento da Lei 12.305, de 2010, que obriga o encerramento dos lixões até 2 de agosto de 2014. Há três anos, os municípios foram alertados para as penalidades que vão sofrer se não acabarem com os lixões, mas precisamos sair desse encontro fortalecidos com vistas à sustentabilidade no aspecto econômico e social”, ressaltou a secretária.
A procuradora regional do Ministério Público do Trabalho do Paraná, Margareth Matos de Carvalho, referência em todo o país na luta pelo reconhecimento do protagonismo dos catadores e de suas famílias na efetivação das práticas sustentáveis, é a primeira conferencista do encontro e vai ministrar o tema “Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da Inclusão Socioeconômica de catadores de materiais recicláveis”.
Todos os municípios alagoanos contam com lixões, menos a capital Maceió, que teve o seu desativado. Diariamente são coletadas 1.925 toneladas de lixo em todo o Estado. De acordo com dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, as alternativas para os municípios seriam a desativação e remediação dos lixões. Só um estudo técnico dimensionaria o custo e impacto local e qual das alternativas caberia.
Os municípios assinaram protocolo de intenção, encaminharam para suas respectivas Câmaras Municipais e formalizaram sete consórcios, uma solução viável administrativamente e financeiramente para resolver os problemas comuns como o tratamento do lixo.
Últimas notícias

Prefeita Tia Júlia realiza visita técnica às obras do Hospital Regional de Palmeira dos Índios
Marina Cândia recebe o título de Cidadã Honorária de Alagoas

Inova Penedo divulga programação completa da Semana de Inovação

Romaria de Frei Damião contará com missas, adorações e show católico da cantora Adriana Arydes

Aluno da educação integral de Penedo é medalhista nos Jogos Estudantis Brasileiros
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/2gS5-7j85KkL_v_zLCVrWNMwFa4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
