Seminário vai debater sobre lagarta que ataca lavouras
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), em parceria com as demais instituições que fazem parte do grupo técnico estadual de combate a Helicoverpa armigera, realiza na próxima quinta-feira (22) o Seminário Situação da Helicoverpa armigera no Estado de Alagoas.
O seminário, que tem início às 8h, faz parte do plano de supressão da praga em Alagoas. O evento será realizado no auditório do Planetário de Arapiraca e é destinado a técnicos e pesquisadores, além de produtores rurais alagoanos. Com uma carga horária de 5 horas, o seminário deve reunir 200 participantes.
A programação do evento traz as palestras “Características e Manejo da Helicoverpa armigera em Alagoas”, promovida por Elio Guzzo e Aldmorário Negrisoli, da Embrapa, e “Situação Atual e Plano de Manejo de Helicoverpa Armigera em Alagoas”, que será realizada por Jorge Pohl, do Mapa, e Maria José Rufino, da Adeal.
“Vamos aproveitar o encontro para apresentar a legislação regulamentada e publicada, que estabelece as normas para o controle e combate a helicoverpa”, informou a Gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal, Maria José Rufino. Será aberto espaço para debates entre os participantes.
O grupo técnico da Helicoverpa foi estabelecido através de uma portaria da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e é composto por representantes da Adeal, Seagri, Faeal, Embrapa, Emater, Fetag-AL e do Ministério da Agricultura. Todas as 35 instituições que compõem o consórcio foram convidadas para participar do evento.
Emergência
O Ministério da Agricultura decretou estado de emergência fitossanitária em Alagoas por conta do risco de surto da Helicoverpa argimera. Com duração de um ano, a medida possibilitará que os produtores importem e usem defensivos agrícolas à base do princípio ativo benzoato de emamectina, ainda não registrados no Brasil, desde que sigam regras determinadas pelo governo, conforme portaria do dia 15 de janeiro deste ano. Todos devem adotar medidas para o manejo integrado da lagarta, como vazio sanitário, áreas de refúgio e destruição de restos das lavouras.
Últimas notícias
Marinha mantém guarda e estuda retirada de hélice de navio localizada no mar de Maragogi
Registro impactante mostra raio durante período de chuva intensa em Arapiraca
Vento forte provoca tumulto e destrói estruturas de feira no povoado Cangandu
Forte ventania destelha residência durante chuva em Lagoa da Canoa
Residência é invadida e furtada durante a madrugada em Arapiraca
Raio atinge telhado de residência e assusta moradores em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
