Sertão

Emater reúne parceiros para montar projeto em AL

Por Agência Alagoas 16/05/2014 15h03
Emater reúne parceiros para montar projeto em AL

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) reuniu diversas empresas voltadas para o beneficiamento do leite em Alagoas e parceiros institucionais, para discutir a execução do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). O encontro, no auditório da CPLA, no Parque da Pecuária, durante a Expoalagoas Genética 2014, contou com a presença do representante da Diretoria de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Manoel Luciano Bezerra.


A reunião de trabalho esclareceu os critérios determinados pelo MAPA na execução do projeto, a exemplo dos municípios beneficiados e a classificação dos produtores contemplados no projeto. Conforme o coordenador do projeto em Alagoas, engenheiro agrônomo da Emater/AL, Ruy Falcão, serão beneficiados os agricultores enquadrados como médios produtores que tenham 80% de sua renda bruta anual originária da atividade agropecuária e possuam renda bruta anual até R$ 1.600.000,00.

“A proposta é atender 960 agricultores de doze municípios do Semiárido do estado. Vamos utilizar a expertise e a capacidade de mobilização da Emater para chegar a atender 80 agricultores de cada município. Vale ressaltar que os agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) não serão contemplados com esse projeto. Para os pronafianos temos outro projeto de desenvolvimento da cadeia do leite”, reforçou o coordenador do projeto.

O representante do MAPA, Manoel Luciano Bezerra, destacou a iniciativa da Emater, de debater com as indústrias a estratégia de seleção dos agricultores. “Temos que priorizar aqueles agricultores que querem investir na sua propriedade, que buscam um crescimento quantitativo e qualitativo. Com essa mesa técnica a Emater sai na frente de outros estados”, frisou.

O diretor administrativo do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Alagoas (Sileal), Roberto Amaral, também enalteceu a iniciativa da Emater e se dispôs a colaborar com a mobilização da equipe técnica do Instituto na seleção dos agricultores. “Vamos intermediar o diálogo entre produtores e extensão rural e colaborar na identificação dos agricultores arrojados. O principal papel da nossa entidade é fortalecer a cadeia produtiva do leite, que tem um enorme potencial”, afirmou.

Os municípios contemplados pelas ações do projeto são Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi, Canapi, Maravilha, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Dois Riachos, Pão de Açúcar, Major Isidoro, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas. O projeto prevê ainda a implantação de unidades demonstrativas, sendo 50 de Sorgo e 36 de Palma, e capacitação de produtores para formação de reservas estratégicas.