Escolas estaduais participam do Concurso de Redação do Senado
Escolas e estudantes do Ensino Médio das redes públicas de todo o país já podem se inscrever no Concurso de Redação do Senado Federal, iniciativa que estimula a reflexão sobre política, democracia e cidadania e ajuda a disseminar informações sobre o papel de um senador e do Poder Legislativo. Em Alagoas, a expectativa é que 212 escolas estaduais participem do concurso.
Este ano, o tema da redação – que deve ter de 20 a 30 linhas – é “Se eu fosse Senador”. Para participar, é preciso que o aluno tenha no máximo 19 anos completos até o dia 30 de setembro de 2014. A ação conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e, em Alagoas, é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
Cada instituição de ensino deverá enviar a sua melhor redação à Secretaria de Educação até o dia 22 de agosto. Cada secretaria de Educação seleciona uma redação finalista e outras duas redações classificadas em segundo e em terceiro lugar e as encaminha ao Senado Federal. As redações serão avaliadas pela Comissão Julgadora do Senado Federal — uma de cada unidade da Federação — classificando as vencedoras em primeiro, segundo e terceiro lugar.
Os alunos classificados em primeiro lugar em sua respectiva unidade da Federação irão a Brasília para participar, durante três dias, dos trabalhos do Projeto Jovem Senador, que incluem a elaboração de sugestões de proposições legislativas, apresentadas em reuniões que simulam os trabalhos do Senado Federal, em comissões temáticas e sessões plenárias.
Em Alagoas – Professores de cada Coordenadoria Regional de Ensino (CREs) do estado participaram, no dia 6 de maio, de capacitação sobre o Concurso de Redação do Senado Federal, esses professores serão multiplicadores em cada CRE.
“O tema é muito importante porque estamos em um ano de eleições e isso faz com que se gere, em sala de aula, uma discussão sobre o assunto. Com isso, os alunos começam a entender como é o trabalho de um senador e qual o reflexo do seu trabalho para a sociedade”, avalia Jair Porto, Gerente de Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas da SEE.
Últimas notícias
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes
PM apreende drogas após denúncia anônima em São Miguel dos Campos
Ceia de Natal pode custar até o dobro em Arapiraca, aponta pesquisa do Procon
Carro perde controle e atinge muro de residência no bairro Planalto, em Arapiraca
Parada Natalina promete trazer brilho do Natal para Porto Calvo neste sábado
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
