Arlindo Garrote é absolvido em acusação de rádio clandestina
O pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, concedeu absolvição sumária do prefeito do município de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote (PP), nesta quarta-feira (04). O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República, sustentou acusação de que Garrote teria cometido o crime de utilização clandestina de rádio.
De acordo com a denúncia, policiais federais cumpriam mandado de busca e apreensão de equipamentos de telecomunicação instalados sem autorização na zona rural de Estrela de Alagoas, quando encontraram uma torre de telecomunicação instalada no topo de um morro. A estrada que dava acesso ao local estava bloqueada por um veículo, e outros dois chegaram logo em seguida, trazendo o então candidato Arlindo Garrote.
O advogado Henrique Mousinho, responsável pela defesa de Garrote, afirmou que o pleno do TRF5 reconheceu a ausência de culpabilidade e absolveu do acusado. “Após a nossa defesa e sustentação oral, ficou constatado atipicidade do fato, em razão do erro de proibição escusáveis, que exclui a potencial consciência de ilicitude, o que, por consequência, gera a absolvição sumária do réu”.
Mousinho foi enfático ao afirmar que “todas as testemunhas ouvidas no inquérito policial foram uníssonas em asseverar que tinham convicção de que o rádio era utilizado com um telefone sem-fio”.
Por sua vez, Arlindo Garrote comemorou a decisão que o absolve das acusações. “Eu não poderia ter sido condenado por um crime que não cometi. Nossos advogados comprovaram a ausência de culpa, inclusive por falta de dolo. Era uma decisão já esperada”, revelou.
A acusação foi oferecida durante o processo eleitoral, em 2012, onde Garrote foi denunciado ao TRF5, e não à primeira instância da Justiça Federal em Alagoas, porque, na condição de prefeito, tem privilégio de foro em ações criminais.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
