Em coletiva, Renan diz que Luciano será seu conselheiro no governo
Os pré-candidatos ao governo do Estado de Alagoas pela Frente de Oposição, Renan Filho e Luciano Barbosa, concederam uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (13) no auditório do Hotel Sol Nascente, em Arapiraca. Para Renan, Luciano Barbosa não será apenas um vice. "Luciano será um conselheiro do meu governo".
À tarde, Renan e Luciano se reúnem com empresários para começar a ouvir deles os pontos que vão fazer parte do projeto de governo da Frende de Oposição.
Como não poderia deixar de ser, um dos temas mais discutidos pelo pré-candidato Renan Filho foi a segurança. Depois de ser indagado sobre o assunto pelo portal 7 Segundos, Renan afirmou que não se priorizou segurança pública em Alagoas.
“Infelizmente, a Polícia Civil tem a menor taxa de elucidação de crimes no Brasil porque virou polícia carcerária, deixando de investigar; no interior do estado, a Polícia Militar está totalmente desestruturada e nós precisamos priorizar. Em Alagoas, não se tentou resolver o problema da violência. O que fizeram foi tentar terceirizar e isso não é correto”, comentou Renan Filho.
Sobre saúde, Renan Filho disse que o governo do estado faz política de distribuição de ambulâncias.
“Não são só os municípios que fazem politica de comprar ambulância para poder transportar pacientes. E os prefeitos têm que comprar mesmo porque se não fizer, não tem saúde. Precisamos descentralizar a saúde para todo estado. Maceió é a única capital do Nordeste que não tem um hospital de urgência e emergência, só possui o HGE [Hospital Geral do Estado]. A abertura do Hospital de Santana do Ipanema desafogou a UE do Agreste. Mas a UE e o Hospital de Santana não suportam tanta demanda. É preciso construir um hospital, por exemplo, em Delmiro Gouveia para melhorar a situação”, comentou o pré-candidato ao governo do estado pela Frente de Oposição.
Ainda questionado pelo portal 7 Segundos, Renan Filho disse o que pensa sobre educação.
“Antes de qualquer coisa, o estado precisa deixar de transferir a responsabilidade dos nossos problemas para os outros, o governador precisa parar com isso”, alfinetou Renan Filho.
O pré-candidato disse, também, que falta capacidade gerencial ao governo do estado.
“Investimentos em educação ajudam a resolver os outros problemas que há no estado. Tentei construir escolas de Ensino Médio quando fui prefeito em Murici porque só havia uma escola, e as pessoas tinham que sair de Messias para Murici, uma cidade maior, para poder estudar. Perdemos R$ 15 milhões e não podemos nos dar ao luxo disso porque Alagoas é um estado pobre. Esse dinheiro, como falou o deputado Paulão, era recurso para investir na Unidade de Internação de Menores (UIM),onde jovens são tratados com total desumanidade”, disse Renan Filho.
Momento é de ouvir a sociedade
Questionado pela imprensa, o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, afirmou que esse é o momento de ouvir mais do que falar.
“Agora é momento de escutar o que Arapiraca e a região Agreste têm de necessidade e o que esperam de melhoria para o futuro. Por isso, vamos nos reunir à tarde com alguns empresários e passar a construir esse projeto de governo para Alagoas. Estamos aqui para isso, e sabemos que a experiência que tive em oito anos como prefeito de Arapiraca e a experiência de Renan Filho também em Murici e como deputado serão fundamentais”, declarou Luciano Barbosa.
Indagado por jornalistas, Renan Filho destacou a importância de Luciano Barbosa para uma suposta vitória nas urnas em 2014.
“O governo será a quatro mãos porque o papel de Luciano Barbosa como vice-governador será de opinar, aconselhar e trabalhar junto comigo. Luciano vai me aconselhar e dividir responsabilidades justamente pela liderança que é em todo Agreste. Como afirmou a prefeita Célia Rocha em seu discurso, Luciano se destaca pela lealdade, decência e capacidade para fazer”, disse Renan Filho, acrescentando que a Chapa de Oposição está preparada para vencer a eleição.
Além de Renan e Luciano, estiveram na coletiva o senador Fernando Collor, o coordenador da Frende de Oposição, Ronaldo Lessa, o deputado federal Paulão, os deputados estaduais Dudu Holanda e Ricardo Nezinho, além da presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Aurélia Fernandes.