WhatsApp tem facilitado o trabalho da PM em Alagoas
O aplicativo que permite a troca de mensagens pelo celular sem pagar SMS está se tornando cada vez mais popular e facilitando o trabalho de muitas pessoas. É assim que o WhatsApp agiu no trabalho dos Policiais Militares de Alagoas, que utiliza a ferramenta para compartilhar informações.
Para a assessoria de comunicação da PM em Alagoas, a tecnologia deixou o trabalho mais prático. Os policiais contam com um grupo no aplicativo para deixar os jornalistas informados em tempo real. “Com o aplicativo, se acontecer uma operação agora não é preciso esperar o policial chegar à Central de Polícia. Para quem trabalha com notícia isso é sensacional”.
A assessoria explicou que o Comando Geral da PM possui dois grupos onde os policiais têm contato direto com o comandante geral, coronel Marcus Pinheiro. “Antes a assessoria precisava esperar a ocorrência se consumar, hoje eu encaminho a ocorrência na hora para os repórteres”, frisou.
Para o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, com sede localizada em Arapiraca, coronel Thúlio Emery, o aplicativo é utilizado no contexto administrativo e para compartilhar a informação. “A assessoria de Comunicação (Ascom) tem o WhatsApp ligado ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que recebem contatos que auxiliam”, comentou o coronel.
De acordo com o coronel Emery, existe no aplicativo uma rede de órgãos públicos formada por Conselho Tutelar, 3º BPM e Secretaria de Educação de Arapiraca. “Quando temos uma ocorrência, as informações são passadas no grupo para que o órgão responsável auxilie”, explicou.
Para o comandante do 3º BPM, a tecnologia veio para somar e facilitar os contatos. “Com o WhatsApp nós conseguimos atingir um público maior”, colocou.
O militar destacou também o importante papel da imprensa nesse trabalho e falou que com as informações circulando de maneira cada vez mais rápida existe mais possibilidade dos policiais receber mais denúncias, facilitando o trabalho. “A imprensa fazendo a divulgação no momento que estamos realizando a operação, podemos ter o auxilio da população para denunciar”, salientou.
No entanto, tudo tem seu lado positivo e negativo. O coronel ressalta que o lado ruim do aplicativo é que muitas pessoas- assim como fazem por telefone, passam trote pelo WhatsApp e esta ação dificulta o trabalho dos policiais. “Isso causa prejuízo. Muitas vezes os trotes são passados por menores que desconhecem a legislação”, alegou.
Além disso, ele frisou que outro ponto negativo seria mandar mensagem de celulares roubados com mensagens falsas para complicar o trabalho da polícia. “Muitas vezes mandam a mensagem e descartam o celular em seguida”, pontuou.
Últimas notícias
Datafolha: Lula tem 47% e Flávio Bolsonaro, 43%, no 2º turno
Renato Filho destaca queda de 80% nas mortes violentas no Pilar e defende prevenção
Lobista amiga de Lulinha projetava ganhar R$ 100 milhões em um ano
Ceci faz grande caminhada em Atalaia ao lado de Arthur Lira, Alvinho e lideranças políticas
Mais de quatro mil eleitores solicitaram voto em trânsito em Alagoas
Projeto de Cibele Moura que prevê câmeras em espaços que atendem crianças é aprovado
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
