WhatsApp tem facilitado o trabalho da PM em Alagoas

O aplicativo que permite a troca de mensagens pelo celular sem pagar SMS está se tornando cada vez mais popular e facilitando o trabalho de muitas pessoas. É assim que o WhatsApp agiu no trabalho dos Policiais Militares de Alagoas, que utiliza a ferramenta para compartilhar informações.
Para a assessoria de comunicação da PM em Alagoas, a tecnologia deixou o trabalho mais prático. Os policiais contam com um grupo no aplicativo para deixar os jornalistas informados em tempo real. “Com o aplicativo, se acontecer uma operação agora não é preciso esperar o policial chegar à Central de Polícia. Para quem trabalha com notícia isso é sensacional”.
A assessoria explicou que o Comando Geral da PM possui dois grupos onde os policiais têm contato direto com o comandante geral, coronel Marcus Pinheiro. “Antes a assessoria precisava esperar a ocorrência se consumar, hoje eu encaminho a ocorrência na hora para os repórteres”, frisou.
Para o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, com sede localizada em Arapiraca, coronel Thúlio Emery, o aplicativo é utilizado no contexto administrativo e para compartilhar a informação. “A assessoria de Comunicação (Ascom) tem o WhatsApp ligado ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que recebem contatos que auxiliam”, comentou o coronel.
De acordo com o coronel Emery, existe no aplicativo uma rede de órgãos públicos formada por Conselho Tutelar, 3º BPM e Secretaria de Educação de Arapiraca. “Quando temos uma ocorrência, as informações são passadas no grupo para que o órgão responsável auxilie”, explicou.
Para o comandante do 3º BPM, a tecnologia veio para somar e facilitar os contatos. “Com o WhatsApp nós conseguimos atingir um público maior”, colocou.
O militar destacou também o importante papel da imprensa nesse trabalho e falou que com as informações circulando de maneira cada vez mais rápida existe mais possibilidade dos policiais receber mais denúncias, facilitando o trabalho. “A imprensa fazendo a divulgação no momento que estamos realizando a operação, podemos ter o auxilio da população para denunciar”, salientou.
No entanto, tudo tem seu lado positivo e negativo. O coronel ressalta que o lado ruim do aplicativo é que muitas pessoas- assim como fazem por telefone, passam trote pelo WhatsApp e esta ação dificulta o trabalho dos policiais. “Isso causa prejuízo. Muitas vezes os trotes são passados por menores que desconhecem a legislação”, alegou.
Além disso, ele frisou que outro ponto negativo seria mandar mensagem de celulares roubados com mensagens falsas para complicar o trabalho da polícia. “Muitas vezes mandam a mensagem e descartam o celular em seguida”, pontuou.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
