Própolis vermelha de AL potencializa sustentabilidade
No mês do meio ambiente, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) celebra um projeto norteado pela sustentabilidade, que comprova os benefícios da união entre mercado produtor, setor público e meio acadêmico.
Nos últimos dois anos, diversas foram as descobertas acerca da própolis vermelha de Alagoas, um ouro rubro encontrado exclusivamente nos manguezais locais e importado por países como Japão e Estados Unidos.
As pesquisas possibilitaram a produção de extratos em cápsulas, a obtenção de patentes e o desvendamento de substâncias anticancerígenas e até anti-HIV no composto natural.
O incentivo a essa aproximação foi dado pelo Programa de Subvenção à Pesquisa em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pappe Integração), uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal (Finep) e que tem em seu comitê gestor local a Fapeal, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Federação das Indústrias (FIEA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Isso permite que a Fapeal venha fortalecer cada vez mais a inserção e o fomento de projetos voltados à inovação”, destacou Janesmar Cavalcanti, diretora-presidente da Fapeal. A ação está alinhada com as diretrizes do Eixo 3 do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas.
Em 2011, quando o edital Pappe Integração foi lançado pela Fapeal, foram disponibilizados recursos na ordem de R$ 2 milhões para micro empresas e empresas de pequeno porte de diversas áreas no Estado. Um dos projetos contemplados foi “Desenvolvimento e padronização de bioprodutos derivados dos manguezais de Alagoas”, que proporcionou as descobertas acerca da própolis vermelha.
Benefícios da própolis
Oriunda exclusivamente dos manguezais alagoanos, a Própolis Vermelha de Alagoas é gerada a partir da resina da planta Dalbergia Ecastophyllum, mais conhecida como “rabo de bugio”, e transformada a partir da saliva de abelhas. Reconhecida nacionalmente e internacionalmente por sua composição química original, esse tipo de própolis é rica em elementos terapêuticos e possui atividade antioxidante, além de atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, no combate ao colesterol alto, à osteoporose e aos efeitos da menopausa. Ela também é indicada para dermatites, ferimentos, inflamações e infecções.
Em Maceió, o extrato pode ser adquirido na rede de produtos naturais Erva Doce & Doce Erva ou na Apícola Fernão Velho.
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
