Portadores do HIV têm mais defesa contra a gripe A
Estudo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), publicado hoje (30) na revista científica Plos One, mostra que pessoas infectadas pelo vírus HIV são menos suscetíveis ao vírus H1N1, causador da gripe A. É como se o HIV se protegesse para que aquele organismo não fosse infectado por outro vírus, que iria competir com ele pela mesma célula, explicou à Agência Brasil o pesquisador Thiago Moreno.
“Durante a pandemia de 2009, foi surpreendente observar que indivíduos infectados pelo HIV não tiveram uma maior gravidade quando infectados pelo H1N1. É surpreendente porque, pela condição deles de imunocomprometimento devido à infecção pelo HIV, era esperado o contrário, que foi o que ocorreu com outros indivíduos imunocomprometidos, como os portadores de câncer e os transplantados”, disse o pesquisador.
Os estudos sugerem que o efeito da pandemia em indivíduos infectados pela aids não foi diferente do observado na população em geral. A explicação científica é que o HIV, ao responder à defesa da célula que ele ataca, usa uma proteína (IFITM3) capaz de inibir a replicação do vírus H1N1. Com isso, a capacidade do influenza de infectar as células é prejudicada.
Após constatarem o efeito do HIV sobre a replicação do vírus influenza, os pesquisadores querem agora detectar qual é o efeito do influenza sobre o vírus da aids. Testes são feitos no IOC. Thiago Moreno admitiu que a ideia, no futuro, é buscar novos tratamentos para a gripe.
Últimas notícias
![Familiares de vítima de homicídio em Pilar se revoltam e quebram telhado de suspeito](https://img.7segundos.com.br/_gVxTW82tem8Vpy-zLcBt1FmTCs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-07-at-213135.jpeg)
Familiares de vítima de homicídio em Pilar se revoltam e quebram telhado de suspeito
![Suspeito envolvido no assassinato de mulher em Maragogi é morto após confronto com a polícia](https://img.7segundos.com.br/NEhSX01r56y86p0W2wUbbVHaDT4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-07-at-205621-1.jpeg)
Suspeito envolvido no assassinato de mulher em Maragogi é morto após confronto com a polícia
![Mais dois envolvidos em chacina no Rio Largo são presos em União dos Palmares](https://img.7segundos.com.br/1P6zOp0ezK2VndndBdAyWPa-ukY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2024-12-16-at-123749.jpeg)
Mais dois envolvidos em chacina no Rio Largo são presos em União dos Palmares
![Assaltante é preso após fugir da PM e provocar acidente de trânsito no Jacintinho](https://img.7segundos.com.br/11q2Od5RFy0aCYBku9_IiZVYLgA=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-07-at-204041.jpeg)
Assaltante é preso após fugir da PM e provocar acidente de trânsito no Jacintinho
![Obra de recapeamento causa lentidão no trânsito da rodovia AL-101 Sul](https://img.7segundos.com.br/cTINCoRmjNfAy_VPRH5s2TtaXdo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/157507-whatsapp_image_2020_06_06_at_08_51_28_jpeg.jpeg)
Obra de recapeamento causa lentidão no trânsito da rodovia AL-101 Sul
![Homem é assassinado a tiros em via pública no Tabuleiro do Martins](https://img.7segundos.com.br/IuaP7emgL0EFPkr18_wxkOoHRAQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-07-at-175525-1.jpeg)
Homem é assassinado a tiros em via pública no Tabuleiro do Martins
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)