Venda de ingressos para a Flip 2014 começou hoje e já está quase esgotada
Começou hoje (30) a venda de ingressos para as mesas de debate da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre de 30 de julho a 3 de agosto na cidade fluminense. No site de vendas, todos os ingressos já estão esgotados para quase todas as mesas, mas o curador do evento, Paulo Werneck, garante que não faltarão atrações para quem quiser aproveitar o evento.
“Eu nunca vi alguém ir para Paraty e não conseguir entrar em alguma mesa. Sempre existe um jeito, sempre sobra um ingresso, existe uma forma que a Flip faz de venda de lugares vazios de última hora. Fora isso, a cidade inteira tem programações interessantes de graça, dos parceiros da Flip. Tem um monte de debates. Quem for e não quiser gastar um real vai sair satisfeito”.
Além disso, Werneck lembrou que o show de abertura com a cantora Gal Costa será gratuito, na praça da Matriz e, pela primeira vez, a transmissão ao vivo da programação principal também, por meio de telão na praça da Santa Casa, além da internet.
A 12ª edição da Flip trará 44 autores, em cinco dias de festa, com cerca de 200 eventos, entre debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas. Entre os autores confirmados estão Antonio Prata, Bernardo Kucinski, Cacá Diegues, Edu Lobo, Eduardo Viveiros de Castro, Eliane Brum, Glenn Greenwald, Gregorio Duvivier, Jaguar, Marcelo Gleiser e Marcelo Rubens Paiva.
Além da programação principal, que tem cerca de 20 mesas, as atrações são divididas entre as iniciativas de cultura, educação e tecnologia destinadas aos jovens na FlipZona; as pré-estreias, filmes, leituras de peças teatrais, exposições e debates na programação paralela da FlipMais; e a parte educacional e infantil com a Flipinha.
A estimativa de público é entre 20 e 25 mil pessoas. De acordo com Werneck, a ideia é que a festa não cresça demais, para não perder a essência. “Tem uma demanda para que a Flip fique maior, mas Paraty tem um tamanho limitado e a gente acha que seria sobrecarregar, destruir um pouco o que a Flip é, daquele clima da cidade. Senão perde o sentido, perda a intimidade de você poder ver o autor de perto, você ter a sensação de estar numa cidade de escritores e leitores”.
Entre os destaques desta edição está a participação de países que nunca estiveram na feira. “Além da presença do primeiro escritor russo na Flip, o Vladímir Sorókin, a gente tem uma quantidade de nacionalidades que é um recorde na Flip, com autores de países que nunca foram, como Nova Zelândia, tem uma série de países que a gente está conseguindo trazer um conjunto multicultural”, explica Werneck.
O homenageado desta edição será Millôr Fernandes, que, segundo o curador, reuniu o mundo da Flip num homem só. “Ele era um homem eclético, era um tradutor de Shakespeare que podia fazer um cartum, depois escrever uma peça de teatro e depois um livro de contos. Era um cara que fazia de tudo, jogada em todas as posições. E isso é uma coisa que a Flip tem, ela é uma festa eclética, que mistura gente de todo tipo, escritores de todo tipo, leitor de todo tipo”.
Com a primeira edição em 2003, a Flip inseriu o Brasil no circuito internacional de festivais de literatura e já recebeu autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi.
Últimas notícias

Caminhão carregado de garrafões de água tomba em Viçosa

Homem de 28 anos é morto a tiros no Conjunto Novo Jardim

Produtor cultural lança projeto de salvaguarda no Litoral Norte de Alagoas

Representando Comissão da Câmara, Teca Nelma defende ensino público em ato da Feira da Reforma Agrária

Videomonitoramento da SSP flagra agressão contra mulher e autor é preso em flagrante

Ex-Exaltasamba, cantor Chrigor é internado e cancela agenda de shows
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
