Eleições

Em sabatina, Renan Filho destaca importância da produção leiteira do Estado

Por Redação com Assessoria 24/07/2014 15h03
Em sabatina, Renan Filho destaca importância da produção leiteira do Estado
Renan Filho - Foto: Assessoria

Representantes do setor produtivo do estado de Alagoas participaram, na manhã desta quinta-feira, 24, na Casa da Indústria Napoleão, no bairro do Farol, de uma sabatina com o candidato ao governo do estado Renan Filho. Entre as pautas do diálogo estiveram temas como segurança pública, educação, e investimentos na cadeia leiteira de Alagoas.

Na oportunidade, Renan falou sobre o lançamento de sua candidatura ao governo de Alagoas, destacando ainda os projetos que estão sendo idealizados caso seja eleito ao cargo. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, coordenou o debate.

A conversa entre o candidato e os empresários abordou temas como saúde, educação, segurança pública e situação econômica de Alagoas. Na oportunidade, Artur Vasconcelos, presidente do Sindicato das Indústrias e Laticínios do Estado de Alagoas (Sileal), indagou Renan a respeito de suas propostas para a cadeia leiteira do estado.

“O leite atualmente está em segundo lugar na economia do estado. Eram produzidos 600 mil litros de leite por dia. Após a seca, estamos gerando entre 400 e 500 mil, onde 80 mil litros são destinados ao Programa do Leite, do governo, que ocorre desde 2001. É um programa expressivo, que mantém o produtor no campo e ajuda a saúde pública”, comentou Vasconcelos.

Ainda durante a conversa, o presidente da Sileal falou sobre a iniciativa da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), em desenvolver a Usina de Beneficiamento de Leite (UBL), em Batalha, sertão de Alagoas. “Além do Programa do Leite, que beneficia 80 mil famílias diariamente, a iniciativa da CPLA em montar uma UBL em Batalha é resgatar a cadeira leiteira de Alagoas”, afirmou.

De acordo com o candidato, a cadeia do leite de Alagoas precisa ser integrada. “Sou um entusiasta do Programa do Leite, não só desejo mantê-la, mas levá-la para mais famílias. Estou sempre em contato com Aldemar, presidente da CPLA, se a Cooperativa conseguir produzir leite em pó, será muito importante, temos que integrar o quanto possível for a cadeia leiteira”, ressaltou Renan.