Arapiraca

Após cinco empresas abandonarem a obra, prefeitura resolve divulgar valor de UBS

Por Redação 30/07/2014 12h12
Após cinco empresas abandonarem a obra, prefeitura resolve divulgar valor de UBS
Obra da UBS na Vila Aparecida, em Arapiraca - Foto: Josival Meneses/7Segundos

A denúncia realizada pelo Portal 7Segundos sobre a obra que iniciou há dois anos e os casos relacionados ao uso de drogas e prostituição ocorridas no prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS), de Vila Aparecida, comunidade rural de Arapiraca, acabou mobilizando a prefeitura do município e a secretária de saúde e obras responsável pelo local.

A obra que até então não tinha o valor divulgado pela Secretária de Comunicação e de Viação e Obras, após a repercussão da matéria, acabou sendo informada  no site oficial da prefeitura.

Segundo o secretário Municipal de Obras e Viação, Moyses Montenegro, o investimento é de R$ 646.781,30, recursos estes obtidos do Ministério da Saúde (MS), valor este que sofreu vários incrementos durante a construção.

 A reportagem  do  portal de notícias apurou com um funcionário da unidade  que as  cinco empresas que venceram a licitação abandonaram a obra por falta de pagamentos do município. 

Com as obras da UBS paradas, os moradores precisam percorrer vários quilômetros para serem atendidos em uma antiga escola do povoado Jenipapo, onde hoje funciona de forma provisória o posto de saúde que atende os moradores das comunidades de Poço da Pedra, Lagoa d’Água, Vila Aparecida, Baixa do Capim e Minador sofrem com o longo prazo de construção e a falta de atenção por parte da prefeitura. 

É horrível ter que ir para lá (Jenipapo) todos os dias. Os pacientes reclamam todo mundo está incomodado com essa questão. “Há pessoas que não têm dinheiro para pagar o transporte quando precisam de atendimento”, explicou o funcionário.

Há unidade de Vila Aparecida chega ter um valor maior da obra em relação a outras unidades com estrutura semelhante, a exemplo da Unidade Básica do Povoado Canaã, onde a obra está avaliada em R$ 506.652, 50. Ela iniciou segundo a placa no canteiro de obras em 09 de Janeiro deste ano e teria prazo de conclusão no inicio deste mês, mas a obra ainda encontra-se na alvenaria e sem prazo para finalizar.