Em Arapiraca, 65% dos consumidores pretendem presentear no Dia dos Pais

O próximo domingo, Dia dos Pais, promete ser movimentado em Arapiraca: 65% dos consumidores pretendem presentear a figura paterna. É o que aponta a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics) e com a Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca ( Ufal – Arapiraca).
Esta foi a primeira vez que uma pesquisa de intenção de compras em data comemorativa foi produzida no município. De acordo com o levantamento feito entre os 21 a 25 de julho, 28% dos entrevistados disseram que não presentearão e 7% ainda não sabiam. Entre os motivos apontados pelos consumidores para não comprar presentes, 48,87% disseram não ter a quem presentear no Dia dos Pais; 11,28% não têm costume; 10,53 % estão mais cautelosos com o orçamento e 7,52% se disseram endividados. O desemprego (6,02%) e a opção por comemorar a data de outra forma (3,01%) foram indicados como motivos.
Os itens de vestuário lideram a preferência dos consumidores, com 56,54% da preferência. Em seguida, vêm calçados (22,69%), perfumes (18,92%), carteira (12,31%), óculos/relógio (8,14%) e eletro/eletrônicos (6,15%). Cinto e aparelho celular alcançam, cada um, 5,38% da preferência. Já tablets e livros disputam lugar com o barbeador, aparecendo na pesquisa com 3,46% das intenções, cada um. Também foram mencionados Cd’s/Dvd’s (2,70%), material esportivo (2,31%), cesta de caféda manhã (1,16%) e câmera digital (1,15%).
Na aquisição do presente, 34,26% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 20,72% desembolsarão até R$ 50,00 e 19,12% entre R$ 101,00 e R$ 150,00. A faixa compreendida entre R$ 151,00 e R$ 200,00 será o limite para 10,36% dos entrevistados, enquanto 8,37% gastarão entre R$ 201,00 e R$ 250,00. Mas há quem pretenda desembolsar um pouco mais: 3,19% entre R$ 251,00 e R$ 300,00; 1,99% entre R$ 301,00 e R$ 400,00; e 1,99% acima de R$ 400,00.
Na quitação das compras, o pagamento em dinheiro à vista e no cartão de crédito apresentaram percentuais próximos: 48,40% e 50,80%, respectivamente. Dentre os que utilizarão o cartão de crédito, 34% o farão na forma parcelada, 8,80% na modalidade rotativa e 8% como débito.
Entre os locais que os consumidores pretendem realizar suas compras, o Centro/Calçadão do Comércio aparece na liderança, com 46,61%, seguido pelas lojas do Shopping (36,25%), lojas de rua/bairro/galeria (13,94%), internet (1,59%) e supermercados (0,80).
Em relação às comemorações, o percentual é um pouco maior em relação à intenção de compras: 69% afirmaram que irão comemorar, contra 24% que não pretendem celebrar a data e 7% que ainda não haviam se definido. Entre os que irão celebrar, 47,19% optarão por ficar em casa; 34,46% seguirão para a casa dos pais; 9,36% procurarão restaurantes; 4,12% irão para casa de parentes e 1,50% para cada de amigos.
Perfil
No universo dos entrevistados, 58% foram do sexo feminino e 42% do sexo masculino e a maior faixa etária alcançada foi compreendida entre 35 e 44 anos (29,61%). Quanto ao grau de escolaridade, 48,83% tinham ensino médio, 24,68% ensino fundamental e 24,16% ensino superior incompleto ou mais. A maior parte dos consumidores ganha até dois salários mínimos (50,39%) e entre dois e cinco salários mínimos (39,48%).
Pesquisa completa disponível em http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/.
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