Trump endurece tom contra Brasil e chama país de "parceiro comercial horrível"
Apesar da crítica, dados oficiais do governo norte-americano apontam que, em 2024, os Estados Unidos registraram superávit de US\$ 7,4 bilhões no comércio com o Brasil

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (14), na Casa Branca, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez críticas à política comercial brasileira e saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente alvo de investigações no Brasil.
Em tom duro, Trump afirmou que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível em termos de tarifas”, alegando que o país sul-americano impõe barreiras muito mais pesadas do que os Estados Unidos.
“O Brasil tem nos tratado muito mal há muitos anos (...). Eles nos cobram tarifas enormes, muito, muito maiores do que as que cobramos, e, basicamente, nem estávamos cobrando nada”, disse Trump aos jornalistas.
Apesar da crítica, dados oficiais do governo norte-americano apontam que, em 2024, os Estados Unidos registraram superávit de US\$ 7,4 bilhões no comércio com o Brasil — um dos poucos resultados positivos com parceiros globais.
Em resposta às medidas comerciais recentes dos EUA, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não adotará tarifas recíprocas e que “não quer fazer nada que justifique piorar essa relação”.
Durante o mesmo evento, Trump também comentou o cenário político brasileiro e o processo judicial envolvendo Jair Bolsonaro. O ex-presidente norte-americano classificou as ações contra o aliado como motivadas politicamente.
“Eu conheço Bolsonaro. E acho ele um homem honesto. O que estão fazendo com ele é uma execução política”, declarou.
A fala ocorre em meio a tensões diplomáticas entre os dois países e em um momento de pressão internacional sobre os rumos políticos no Brasil.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias

Caminhão carregado de garrafões de água tomba em Viçosa

Homem de 28 anos é morto a tiros no Conjunto Novo Jardim

Produtor cultural lança projeto de salvaguarda no Litoral Norte de Alagoas

Representando Comissão da Câmara, Teca Nelma defende ensino público em ato da Feira da Reforma Agrária

Videomonitoramento da SSP flagra agressão contra mulher e autor é preso em flagrante

Ex-Exaltasamba, cantor Chrigor é internado e cancela agenda de shows
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
