Após sete anos, Arapiraca terá o fim do racionamento de água
Foi inaugurado oficialmente neste sábado (9) o novo sistema adutor do Agreste, que põe fim ao rodízio no abastecimento de água da região, beneficiando cerca de 400 mil pessoas em Arapiraca e mais nove municípios.
A solenidade, realizada na estação de tratamento de água (ETA) de Arapiraca, contou com a presença do governador Teotonio Vilela, do ministro das Cidades, Gilberto Occhi, do secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, do presidente da Casal, Álvaro Menezes, do diretor presidente do Grupo Galvão, Mário Galvão, entre outras autoridades
Na ocasião, o governador Teotonio Vilela frisou que, com o novo sistema, a população só tem a ganhar. Ele deixou claro que não haverá aumento na tarifa para os moradores da região e que também não haverá demissões na Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

“A água chega para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento, afinal, água é vida, é progresso, por isso a água é uma das vertentes do meu governo”, disse Vilela. Ele falou ainda sobre a inovação da companhia em adotar uma Parceria Público-Privada (PPP) para instalação do novo sistema. “Só tem duas parcerias como essa na área do saneamento no Brasil. A da Casal é pioneira no Nordeste”, assinalou o governador.
Segundo explicou o presidente da companhia, Álvaro Menezes, começa agora uma fase de ajustes em Arapiraca e nos outros nove municípios do Agreste. “Será o período para adaptação dos procedimentos operacionais, tendo em vista que algumas áreas onde a água chegava com pouca pressão agora haverá água com mais força”, detalhou.
Menezes também lembrou que a estação de tratamento de água (ETA) de Arapiraca é a mais moderna do Nordeste e disse que a obra levou apenas 12 meses para ficar pronta. “Foi muito importante a troca de experiências entre o agente público e o privado”, disse o presidente, fazendo referência à PPP firmada entre a Casal e CAB Águas do Agreste, empresa do Grupo Galvão responsável pela parceria.
Na opinião do diretor presidente do Grupo, Mário Galvão, “parcerias entre empresas públicas e privadas competentes mostram que o Brasil pode garantir a universalização do acesso à água”. Presente na solenidade, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, elogiou o empenho do Estado para realização da obra.

A inauguração também foi prestigiada pela prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, diversos outros prefeitos da região que serão beneficiados pelo novo sistema, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, José Carlos Malta, o presidente da Assembleia Legislativa Estadual, Fernando Toledo, o procurador geral de Justiça, Sérgio Jucá, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas. Funcionários, diretores, gerentes, engenheiros e técnicos da CAB Águas do Agreste e da Casal também acompanharam a solenidade.
Composto por estação de captação, localizada às margens do rio São Francisco, em Traipu, 57 quilômetros de adutora, reservatórios, estação de tratamento de água e sistemas de interligação à rede de distribuição, o novo sistema teve investimentos de R$ 143 milhões. O contrato da PPP tem validade de 30 anos.
Últimas notícias
Carro capota após colisão em cruzamento no Conjunto Maceió I, na parte alta da cidade
Homem morre após colisão entre carro e carreta na BR-101, em Novo Lino
Fabrício Faustino reúne mais de 3 mil pessoas em festa inédita do Dia das Mães em Paulo Jacinto
Sem filtro e sem IA: nascer do sol no rio Madeira impressiona pelas cores vibrantes
Idosa se ajoelha para tentar impedir máquina de entrar em fazenda para obra de duplicação da GO-330
Criança de 11 anos é mordida por tubarão em praia de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
