Servidores da SMTT participam da segunda etapa do Viva Saúde

Na manhã dessa quinta-feira (11), o programa Viva Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu continuidade às ações de vacinação para os servidores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em parceria com o Departamento Psicossocial e a Unidade Básica de Saúde (UBS), 4º Centro, do bairro Itapoã.
Segundo o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, a parceria entre as secretarias segue o provimento da prefeita Célia Rocha (PTB), no que se refere à política humanizada e de saúde do trabalhador, especificamente dos servidores públicos do município de Arapiraca.
"A política de valorização do servidor público é muito importante porque além de manter a integração entre todos, a prefeita Célia Rocha tem a visão de cuidar das pessoas e essas ações da saúde prioriza a vida de cada um", afirmou Ricardo Teófilo.
Profissionais da Promoção da Saúde e da Atenção à Saúde vem promovendo desde julho deste ano um calendário de vacinação de hepatite B e tétano, além de outros procedimentos.
As ações são acompanhadas pela psicóloga, Marcela Braz, e a assistente social, Luciana Buarque, do Departamento Psicossocial, que ressaltam que a promoção à saúde do servidor tem sido encarada com bastante relevância e seriedade pelos servidores da SMTT.
"Desde a primeira etapa, detectamos diversas patologias que vêm sendo acompanhadas por nós e esses casos já foram encaminhados à UBS do 4º Centro, com exames laboratoriais e consulta ao CRIA e CEREST para os casos que necessitam de serviços mais especializados", disse Marcela Braz.
Os programas da Secretaria Municipal de Saúde envolvem envolvem uma equipe multiprofissional com coordenadores, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, agentes de saúde, estagiários e assistentes administrativos.
A servidora Eliene Barbosa Sousa Magalhães, 49 anos, se vacinou contra o tétano, assim como diversos agentes de trânsito.
"É muito importante essas ações em nosso local de trabalho porque não perdemos tempo e ainda somos incentivados a nos cuidar e a manter em dia o nosso cartão de saúde", afirmou Eliene Magalhães.
Ginástica laboral
As profissionais do Departamento Psicossocial também estão incentivando os servidores da SMTT a praticarem ginástica laboral para melhorar o desempenho físico de cada um no dia a dia do trabalho para evitar doenças como a Lesão por esforço repetitivo (LER) e até o estresse.
"São tarefas simples que podem ser realizadas no ambiente de trabalho, não atrapalham em nada e ainda assim evitam doenças como a LER e o estresse", pontuou a assistente social, Luciana Buarque.
Durante a primeira etapa do programa, os servidores participaram de avaliação antropométrica com a realização de peso e altura para a medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), além de aferição da pressão arterial e o teste de glicemia capilar.
Informações sobre a Saúde Bucal também foram repassadas através de palestra sobre câncer oral, assim como a Saúde do Trabalhador (CEREST) com distribuição de material educativo a respeito da vigilância nutricional e prevenção à Dengue, ao Tabagismo, Álcool e outras drogas comum na vida das pessoas.
O Viva Saúde também fez uma demonstração com o mosquito da dengue e animais peçonhentos como cobras, escorpiões entre outros.
Últimas notícias

Suspeitos de tráfico em Campo Alegre monitoravam moradores por meio de câmeras

Homem é preso após agredir ex com socos e puxões de cabelo em Lagoa da Canoa

Homem morre após ser baleado em Lagoa da Canoa

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas

Wanessa Camargo é agredida por Dado Dolabella em bar

Prefeito de Belo Horizonte visita Maceió e elogia projetos inovadores da gestão JHC
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
