Eleições

Apresentados os planos de logística e segurança para as Eleições 2014

Por Redação 19/09/2014 16h04
Apresentados os planos de logística e segurança para as Eleições 2014
Urna eletrônica

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargadora eleitoral Elisabeth Carvalho Nascimento, abriu a cerimônia de apresentação dos planos de logística e segurança para as Eleições Gerais de 2014, para os desembargadores, juízes e promotores eleitorais de todo o estado, ocorrida na manhã desta sexta-feira (19) no auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal).

Os secretários de tecnologia de informação e de administração do TRE/AL, Carlos Henrique Tavares Mero e José Ricardo Araújo e Silva, apresentaram a logística do tribunal e os núcleos instituídos para garantir o apoio necessário aos cartórios da capital e do interior nos trabalhos relativos ao pleito de 2014. Foram criados Núcleos de Apoio Técnico (NAT) e Núcleos de Apoio Administrativos (NAD) distribuídos em nove cidades polo para atingir o estado inteiro de forma eficaz.

Representantes do Exército Brasileiro, da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Civil e da Polícia Militar (PM) fizeram a explanação do esquema de segurança e dos efetivos que estão a disposição para garantir que o direito de sufrágio dos alagoanos nas Eleições 2014 seja exercido de forma segura.

Serão utilizados na segurança das eleições, na capital e no interior, mais de 5 mil policiais militares com o apoio de 200 componentes do Corpo de Bombeiros. A Polícia Civil disponibilizará cobertura para todos os municípios alagoanos, com equipes formadas por delegados, escrivães e agentes, formando um efetivo de 1559 servidores que atuarão conjuntamente com a PM. A segurança das urnas eletrônicas será feira pelos oficiais e cadetes da Academia de Polícia Militar de Alagoas.

A PRF fará a segurança das rodovias federais e contará com 54 policiais e 18 viaturas. A PF atuará com todo o efetivo, que será fortalecido com a chegada de policiais federais vindo de Brasília especialmente para aumentar a atuação durante o período eleitoral.

O Exército está em prontidão para atuar caso haja solicitação de forças militares pela justiça eleitoral.