Sesau capacita odontólogos sobre Emergências Médicas e Odontológicas
Os odontólogos que atuam nas Equipes de Saúde Bucal (ESB) dos 102 municípios alagoanos participaram, nesta quarta-feira (24), da Oficina de Emergências Médicas e Odontológicas. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o curso foi ministrado pelo cirurgião-dentista, professor Paulo José Moraes, no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
A iniciativa faz parte do Programa Brasil Sorridente, que reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, a Atenção Básica deve funcionar como porta de entrada para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
De acordo com o professor Paulo José Moraes, a Odontologia atua na intervenção (restauração e extração) e, por isso, é tida como uma profissão curativa. No entanto, hoje em dia a prevenção está mais presente na Atenção Básica, por meio das práticas de escovação e uso de flúor.
"O profissional deve estar apto também para executar as manobras do suporte básico da vida", explicou Moraes. Segundo ele, a atualização é importante para orientar como proceder em casos de desmaio, intoxicação, crise de epilepsia, entre outros casos. Isso porque, "mais vale encaminhar, que fazer uma intervenção errada", alertou.
Para a dentista Roxana Polidoro, que atua no PSF de Murici, é válido participar da atualização. "Estou digitalizando os aprendizados adquiridos no curso para repassar aos colegas do município", contou. Ela ainda disse que a atualização reforça a melhoria na prestação do serviço de saúde bucal.
Endodontia - No período da tarde, os profissionais participaram do curso de Endodontia, ministrado por Inês Inojosa. A formação continuada faz parte de uma iniciativa da Sesau, que iniciou na quarta-feira passada, com a Oficina de Farmacoterapia, ministrada pelo cirurgião-dentista, professor Marcílio Peixoto.
Últimas notícias

Sessões na Câmara Municipal continuam com produtividade alta e atenção às demandas da população

'Não existe lugar seguro para mulher': Cibele Moura volta a denunciar aumento da violência contra as mulheres

Atuação de Alfredo Gaspar marca 1º dia da CPMI do INSS com aprovação unânime de convocações e plano de trabalho

Governo de Alagoas inaugura 79ª Creche Cria e entrega obras e ambulâncias em Traipu

Rafael Brito defende punição exemplar a todos os envolvidos no esquema do INSS

Após reclamação de moradores, energia elétrica é restabelecida em rua no bairro Planalto
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
