Alagoas

BPesc promove encontro com escolas da rede estadual

Por Assessoria 30/09/2014 17h05

A Escola Estadual Geraldo Melo, localizada no conjunto Graciliano Ramos, foi palco de uma grande mobilização na manhã desta terça-feira (30). Promovido pelo Grupo de Articulação Comunitária (Gac) do Batalhão da Polícia Escolar (BPESC), aconteceu na unidade escolar o 2º Encontro Anual do Batalhão da Polícia Escolar com os Estabelecimentos de Ensino, que teve como objetivo prevenir a violência no ambiente escolar, propagando uma cultura de paz.

O evento apresentou uma série de apresentações artísticas, culturais e de projetos sociais, trazendo também exposições e oficinas, realizadas por estudantes da escola e instituições parceiras, como a própria Polícia Militar, e a participação dos Batalhões Escolar, que expôs materiais apreendidos nas rondas escolares; Ambiental, trazendo lições de meio ambiente; Cavalaria, Bope e Trânsito, mostrando a diversidade de atuação da PM, além do trabalho de repressão. Também foram apresentadas ações do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Dr. Everaldo Moreira (Caps AD) e da Guarda Municipal, dentre outros.

Durante o evento, foram homenageadas autoridades e profissionais que atuam diretamente no combate à violência no ambiente escolar, como o major Antônio Carlos Amorim, comandante do Batalhão Escolar; major Paulo Eugênio da Silva, idealizador do encontro; capitão Paulo Pereira Gomes; o 1º tenente Daniel Souza dos Santos, coordenador do Gac; além da diretora da Escola Estadual Geraldo Melo, Irineide de Araújo Costa.

Os educadores presentes ao evento se emocionaram com a apresentação musical da ex-usuária de drogas em tratamento, Lorena Bárbara Costa, que aproveitou a oportunidade para fazer um alerta aos estudantes presentes. "A maioria é jovem e tem a mesma idade na qual iniciei nas drogas. Sei como é fácil se deixar levar por esse mal. Por isto sinto-me na obrigação de dar meu depoimento para eles", enfatizou a jovem, apresentando as diversas oficinas promovidas pelo Caps durante o tratamento de desintoxicação.

Visão do Batalhão

O major Paulo Eugênio da Silva, idealizador do encontro, explicou que a PM sempre era convocada para atuar na intervenção após os fatos, de violência e de conflitos em geral, reafirmando a necessidade da Corporação em realizar ações de prevenção e de promoção da cultura de paz. "Precisávamos nos antecipar aos fatos e nos aproximar da comunidade, pais e alunos, e trazer uma nova visão da polícia, e aí começamos esse trabalho do Batalhão, o que evoluiu, consequentemente, para a realização deste evento", declara.

Resultados

Após ter vivido momentos difíceis, a Escola Geraldo Melo buscou importantes parcerias para superar os constantes conflitos vivenciados na escola e seus entornos. Para a direção, a escola vive uma nova fase de crescimento, graças a atuações como a da PM, inicialmente com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e hoje com o Gac, fortalecendo, sobretudo a mediação de conflitos.

A diretora Irineide de Araujo Costa informou que, este ano, alunos do 6º ano fizeram um curso para atuarem como multiplicadores e já promoveram cinco encontros na unidade, formando outros alunos também como mediadores. "É uma nova página que está sendo escrita, principalmente porque a gente acredita no potencial dos alunos", afirma Irineide.

Para as alunas Erys Pamula Maria e Maria Luzia Cassia, o evento, além de proporcionar excelentes apresentações, trouxe informações importantes, sobretudo no combate à violência e às drogas. "Bem interessante eles (PM) tomarem essa iniciativa de virem até aqui, ter escolhido nossa escola, por tudo que já passamos. Hoje, depois de todos estes projetos e ações, não temos mais conflitos na escola", afirma Luzia.