Região Metropolitana do Agreste

Mais de 320 policiais militares vão garantir a segurança nas eleições no agreste

Por 7Segundos 04/10/2014 07h07
Mais de 320 policiais militares vão garantir a segurança nas eleições no agreste
- Foto: Assessoria

O 3º Batalhão da Policia Militar, situado em Arapiraca, vai colocar à disposição da população, 323 policias militares que vão promover a ordem e a segurança durante o pleito eleitoral. Os militares estarão distribuídos nos quinze municípios de circunscrição do 3º BPM. 

A estratégia faz parte do Plano de Policiamento das Eleições de 2014, que também conta com 46 veículos, entre viaturas, motocicletas e ônibus que vão dar suporte a logística durante os dias 04 e 05 de Outubro.

De acordo com o comandante do 3° BPM, tentente-coronel, Thúlio Roberto Emery, o número de eleitores que faz parte dessa área de abrangência do 3º BPM é de 325.580 eleitores que vão sair de casa para exercer o seu direito à cidadania mais de mil seções eleitorais.

Thúlio Emery, informou que já encaminhou aos juízes e promotores dos quinze municípios de abrangência do 3º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas, o reforço do efetivo policial que cada município vai receber.

Para atender a uma demanda tão grande de eleitores distribuídos nos municípios de Arapiraca, Campo Grande, Feira Grande, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Olho D’água Grande, Traipu, Coité do Noia, Craibas, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Taquarana, Girau do Ponciano e Teotônio Vilela, o comando do 3º BPM, dividiu toda essa área de abrangência em quatro regiões para que o trabalho dos policiais seja realizado de forma dinâmica e sistematizada.

“É uma verdadeira operação de guerra, todos devem estar sincronizados para tomar as providências necessárias caso haja algum tipo de infração durante as eleições” explicou.

O comandante do 3º BPM informou que o trabalho dos militares inicia no sábado quando as urnas eletrônicas começam a ser distribuídas para os locais de votação. “É de competência da polícia militar garantir a integridade física de todos que estão envolvidos no trabalho eleitoral, como mesários, presidentes de mesa, juízes, promotores e eleitores. Além disso é preciso garantir a proteção das urnas e dos prédios públicos onde ocorrerão as eleições” afirmou o comandante.

O comandante do 3º BPM, acredita que as eleições de 2014 serão tranquilas, sem maiores incidências no interior do estado.
“Até agora não tivemos nenhum registro de irregularidade com relação ao que é determinado pela justiça eleitoral. Espero que no próximo domingo (05), não ocorra maiores imprevistos” relatou o comandante.

Com relação a prisões, o coronel lembrou que a lei eleitoral proíbe prender qualquer cidadão durante o pleito eleitoral. Mas se houver uma determinação do juiz eleitoral, os militares vão executar a ordem judicial. “Só nos casos de crimes hediondos, homicídios a polícia militar pode efetuar a prisão em flagrante. A venda de bebida alcoolica também é proibida no domingo, caso haja algum flagrante, o estabelecimento comercial é fechado e o proprietário será conduzido à delegacia” finalizou o tenente-coronel.