Brasil

Ibope e Datafolha confirmam Aécio na frente de Marina e liderança de Dilma

Por 7 Segundos com Agências 05/10/2014 10h10
Ibope e Datafolha confirmam Aécio na frente de Marina e liderança de Dilma
- Foto: Reprodução

As pesquisas Datafolha e Ibope divulgadsa na tarde de ontem (4) confirmam o diagnótico do estudo CNT/MDA que saiu pela manhã: Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, segue na liderança, enquanto Marina Silva (PSB) sofre queda e é ultrapassada numericamente, às vésperas da eleição, por Aécio Neves (PSDB).

Nas pesquisa Datafolha, Dilma tem 44% dos votos válidos (brancos, nulos e indecisos não são contados), ante 26% de Aécio e 24% de Marina. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, o tucano e a pessebista estão em empate técnico.

Num eventual segundo turno, Dilma venceria Marina por 49% a 39%, respectivamente. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 48% e Marina, 41%, nesse cenário. Quando o adversário é Aécio, Dilma vence com margem menor: 48% para a petista e 42% para o ex-governador mineiro. Antes, o placar era 48% a 41%.

Na pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e Estadão, Aécio aparece com 27% dos votos válidos, 5 a mais que no levantamento anterior. Marina, por sua vez, caiu de 28% para 24%. Persiste, porém, a mesma situação de empate técnico.

Dilma chega à véspera da votação com 46% dos votos válidos no Ibope, indicando que haverá segundo turno. Ela oscilou um ponto para baixo em relação ao levantamento anterior. Em um eventual segundo turno, a presidente venceria pelo mesmo placar qualquer um dos dois adversário - por 45% a 37%.

Marina Silva entrou na disputa eleitoral no final de agosto, desbancando Aécio do segundo lugar, no calcanhar de Dilma. Depois de atingir um pico entre o eleitorado e até ultrapassar Dilma numericamente nas simulações de segundo turno, Marina passou a cair nas pesquisas. A primeira queda se deu após o episódio Malafaia e a agenda LGBT. Os recuos e contradições de Marina forma fortemente usados contra ela pelo PT e PSDB.