Arapiraca

" Devo minha vida pública à Arapiraca " afirmou Luciano Barbosa, em entrevista

Por 7 Segundos 09/10/2014 15h03
' Devo minha vida pública à Arapiraca ' afirmou Luciano Barbosa, em entrevista
Renan Filho e Luciano Barbosa em entrevista em Arapiraca - Foto: 7Segundos


Em entrevista às rádios de Arapiraca, durante esta quinta-feira (08), o ex-prefeito de Arapiraca e vice-governador eleito, Luciano Barbosa (PMDB), agradeceu a população do Agreste e de Alagoas pela votação de 52,38% dos votos dos alagoanos.

“Quero agradecer cada voto recebido em todo estado e particularmente a região do agreste , pois tive uma votação expressiva e bastante significativa. Sou muito grato a todo aqueles que confiaram em mim,” agradeceu Luciano Barbosa.

O vice-governador disse que esse será um grande desafio na sua vida pública, pois Arapiraca está pela primeira vez na historia política, ocupando uma posição majoritária no governo estadual.

Acredito muito na jovialidade do governador eleito Renan Filho (PMDB), no seu potencial técnico e administrativo. “ Ao lado do governador eleito, com a força política do presidente do senado, Renan Calheiros, juntamente com toda a bancada alagoana na Assembleia Legislativa, e na Câmara e Senado federais , vamos fazer um grande governo para os alagoanos” afirmou Luciano Barbosa.

Abaixo os principais temas abordados por Luciano Barbosa, durante as entrevistas:

Interiorização do Desenvolvimento

O ex vice-prefeito de Arapiraca , disse que o estado de Alagoas tem as ações muito concentradas na capital. Ele acredita em uma discussão em torno de um desenvolvimento regional que leve em consideração as potencialidades de cada região. Criar polos de desenvolvimento locais que possam favorecer o estado. “ É preciso tirar os olhos só de Maceió e olhar pro estado como uma todo, até porque a capital não suporta mais a carga de atrair tantas pessoas pra um município que não foi planejado pra tanta gente” pontou.
Dívida de Alagoas

O futuro vice-governador de Alagoas, disse que o estado tem dois grandes problemas com relação a recursos para pagar compromisso: a previdência estadual, onde o governo retirar dos próprios cofres cerca de 600 milhões por ano.

O outro montante de dinheiro que o estado está comprometido é a dívida com a União, cerca de 50 milhões por mês, ou seja somando as duas dívidas, o estado de Alagoas gasta mais de um bilhão e duzentos milhões de reais por ano.

Luciano Barbosa informou que na última terça-feira (07), ele e o governador eleito, Renan Filho (PMDB), estiveram reunidos com a presidenta Dilma Roussef, discutindo entre outros assuntos, uma alternativa para reduzir esse débito com a União.
“Estes recursos poderiam ser usados em investimentos na educação saúde, infraestrutura, na segurança pública. Não é possível continuar com uma realidade dessa em um estado extremamente pobre e que aponta os piores indicadores sociais do país” relatou o vice-governador eleito.

Violência

Outro assunto também discutido no encontro com a presidenta Dilma Rouseff, foi a questão da segurança. Luciano Barbosa informou que a presidenta reconhece que o governo federal precisa se integrar mais, aumentar a parcela de contribuição para a redução dos índices de violência. Ele afirmou que o programa de governo de Renan Filho, a educação, o esporte e a formação técnica profissional, como principais eixos para minimizar os problemas relacionados à violência no estado. “ A reestruturação do aparelho de segurança pública e a

Educação e Saúde

Luciano Barbosa disse que o programa de governo de Renan Filho para Alagoas, inclui a implantação das Escolas de Tempo Integral. “ O projeto de Escolas de Tempo Integral em Arapiraca para a educação infantil e para o ensino fundamental é um grande avanço. “Tenho certeza que essa experiência em Arapiraca, vai ser um referencial para implantarmos no ensino médio que é de responsabilidade do estado” afirmou.

O vice-governador eleito, também fez referência aos avanços conquistados na saúde municipal, como a cobertura de quase 100% do Programa de Saúde da Família, criação do Centro de Referência Integrada de Atendimento (Cria), o aumento de atendimento dos casos de média complexidade, entre outros projetos exitosos, que colocaram Arapiraca em destaque no cenário nacional. “ Tenho certeza de que a minha experiência na gestão pública, que começou a ser construída quando fui secretário municipal de educação, no governo Severino Leão e passou por secretarias estaduais, e também pelo Ministério da Integração Nacional, vai contribuir para auxiliar o governador eleito, Renan Filho, a conduzir o estado de Alagoas”, finalizou Barbosa.