Empregados denunciam coação para renunciar direitos

Cerca de 100 trabalhadores que prestavam serviço à Caixa Econômica Federal, nas funções de telefonista e auxiliar de serviços gerais, estariam sendo pressionados pela empresa terceirizada Conserg Serviços e Engenharia a abrir mão de reivindicar valores indenizatórios em troca da anotação de baixa em suas Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Uma equipe do Ministério Público do Trabalho , liderada pelo Procurador Cássio Araújo, foi até a sede da empresa - localizada no bairro do Farol - e constatou que dezenas de trabalhadores vindos de diversas cidades do interior – entre eles uma empregada com sete meses de gestação - estavam à espera do acordo "imposto" pela Conserg.
Segundo os trabalhadores, a empresa estaria coagindo-os a aceitar apenas o pagamento de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), abrindo mão de férias, 13º salário, aviso prévio e outros direitos.
De acordo com informações dos empregados, muitos deles estão aceitando a proposta porque precisam registrar a "baixa" em Carteira de Trabalho para voltarem a trabalhar em outra empresa que assumirá o contrato de prestação de serviço.
"Há muitos anos nós trabalhamos como telefonistas, mas para continuarmos no 'posto' a empresa quer tirar nossos direitos", explicou uma funcionária que há quatro anos prestava serviços à Caixa.
Representantes da Empresa Conserg, no entanto, atribuíram os problemas à Caixa Econômica, empresa contratante dos serviços.
O Procurador Cássio Araújo notificou a Conserg, a Caixa Econômica Federal, o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana no Estado de Alagoas (SINDLIMP/AL) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Telefonistas (SINTTEL/AL) a prestarem esclarecimentos, em audiência marcada para as 14h30 do dia 10 de novembro.
Últimas notícias

Homem preso em flagrante diz à polícia que “vozes” o mandaram ameaçar irmãos e mãe idosa em Craíba

Homem agride ex-companheira com capacete após discussão em Maceió

Polícia descobre oficina usada para desmanche de motos roubadas em Maceió

Protesto por falta de água interdita Avenida Senador Rui Palmeira em Maceió

Deputado Fabio Costa confronta Carlos Lupi na CPMI do INSS e expõe falhas na gestão

CPMI do INSS: Alfredo Gaspar cobra respostas de Carlos Lupi sobre omissões e denúncias em sua gestão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
