Educação

Alunos do Ifal Arapiraca fazem protesto contra atraso de recurso federal

Por 7 Segundos 05/11/2014 08h08
Alunos do Ifal Arapiraca fazem protesto contra atraso de recurso federal
Alunos protestaram em frente a unidade do Ifal no centro de Arapiraca - Foto: Josival Meneses7Segundos


Na noite desta terça-feira(04) alunos do Pronatec que estudam no Instituto Federal de Alagoas(Ifal) campus Arapiraca, realizaram uma manifestação em protesto ao atraso no repasse dos recursos da bolsa que eles recebem para custear despesas como transporte e alimentação.

De acordo com José Nelson Souza filho , os alunos recebem por mês uma ajuda de custo no valor de R$ 180, mas há três meses os valores  ainda não foram repassados pelo Ifal arapiraca. “ Não estamos aqui para acusar ninguém, só queremos saber porque esses valores não estão sendo repassados, já que temos a informação que a verba federal já está na conta do Ifal em Alagoas” afirmou o aluno.

A equipe do site 7 Segundos, entrevistou Marcos Nunes , supervisor pedagógico do Ifal em Arapiraca, que confirmou o atraso de apenas um mês dos recursos da bolsa estudantil.

Segundo Marcos Nunes, os recursos para custear todas as despesas do Ifal, incluive a folha de pagamento dos funcionários são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educaçao (FNDE).

O Ifal de Alagoas já havia recebido a informação do governo federal que o valor do repasse geralmente pago até o dia 30 de cada mês , sofreria um atraso. Os valores  relativos ao mês de outubro, só entraram na conta do Ifal em Alagoas, na última segunda-feira(03).

Em contato com a reitoria do Ifal em Alagoas o campus do Ifal em Arapiraca, recebeu a informação  que no prazo máximo de dez dias todos os pagamentos serão regularizados, inclusive o pagamento dos salários dos funcionários que também está em atraso. 

O supervisor pedagógico disse ainda que outros fatores podem impedir o depósito em conta do valor da bolsa estudantil, como por exemplo dados incorretos dos documentos pessoais e conta bancária dos alunos.

O dinheiro é depositado direto na conta do aluno, se houver informação incorreta, o sistema recursa a conta e o dinheiro não é repassado. O supervisor citou que um aluno informou seu dados pessoais como número do CPF, mas o a conta bancária estava no nome do irmão dele.