Existe uma invasão de escorpiões em Arapiraca, afirma biólogo do CCZ
Os escorpiões estão invadindo Arapiraca. Essa é a avaliação feita pelo biólogo Severino Mota, que coordena a área de insetos peçonhentos do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Arapiraca, depois que ficou sabendo, por intermédio 7segundos, nesta quarta-feira (26), que entre 1º de janeiro a 30 de outubro desse ano, foram registrados na Unidade de Emergência do Agreste (EU) 1047 casos de picadas de escorpião em humanos.
Apesar dos dados oficiais da Unidade de Emergência, o CCZ crê que, para um caso que é registrado no hospital, dois não chegam ao conhecimento dos médicos e a vítima é cuidada em casa mesmo.
Os números deste ano, ainda segundo relatório da UE, mantêm a média dos últimos três anos em Arapiraca: 1137 em 2013; 1109 em 2012 e 1170 em 2011. Se por um lado os números causam pela quantidade de casos, pro outro tranquiliza a população da região Agreste porque o último caso de morte foi há 12 anos, conforme dados do CCZ, que ainda aponta os bairros de Primavera e Caititus como os de maior foco em Arapiraca.
A alta incidência de picadas de escorpião em Arapiraca é um problema ambiental, como explica o biólogo do Centro de Zoonozes, Severino Mota. Para ele, o crescimento de Arapiraca a existência de muitos terrenos baldios na cidade são fatores que aumentam o habitat do bicho peçonhento.
“É um problema ambiental. A cidade cresceu muito nos últimos anos e acabou aumentando as possibilidades de novos habitats para os escorpiões. Os lixos nos terrenos baldios e casas atraem baratas. E os escorpiões se alimentam de insetos, e baratas são as preferidas. Apesar de manter uma média, os dados são alarmantes, são números que o CCZ considera altos os registrados pela UE. Para diminuir o problema, o ideal seria a prefeitura formar uma equipe de captura, preparada para diminuir os focos”, explicou o biólogo.
Como age o veneno do escorpião
“O último caso fatal de mordida de escorpião acontece há uns 12 anos, quando um garoto de Taquarana foi picado e faleceu aqui em Arapiraca. Em geral, se for bem cuidado e medicado, a vítima não correrá esse risco. Falando sobre a ação do veneno do escorpião, após te contato com o ser humano, o veneno atinge o sistema nervoso, cérebro e o caso evolui para o óbito. Se houver vômito e dores abdominal, é sinal de que o quadro está se agravando. Para tentar reverter o quadro, é necessário aplicar-se o soro antiscorpiniônico”, detalhou Severino Mota.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
