Existe uma invasão de escorpiões em Arapiraca, afirma biólogo do CCZ
Os escorpiões estão invadindo Arapiraca. Essa é a avaliação feita pelo biólogo Severino Mota, que coordena a área de insetos peçonhentos do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Arapiraca, depois que ficou sabendo, por intermédio 7segundos, nesta quarta-feira (26), que entre 1º de janeiro a 30 de outubro desse ano, foram registrados na Unidade de Emergência do Agreste (EU) 1047 casos de picadas de escorpião em humanos.
Apesar dos dados oficiais da Unidade de Emergência, o CCZ crê que, para um caso que é registrado no hospital, dois não chegam ao conhecimento dos médicos e a vítima é cuidada em casa mesmo.
Os números deste ano, ainda segundo relatório da UE, mantêm a média dos últimos três anos em Arapiraca: 1137 em 2013; 1109 em 2012 e 1170 em 2011. Se por um lado os números causam pela quantidade de casos, pro outro tranquiliza a população da região Agreste porque o último caso de morte foi há 12 anos, conforme dados do CCZ, que ainda aponta os bairros de Primavera e Caititus como os de maior foco em Arapiraca.
A alta incidência de picadas de escorpião em Arapiraca é um problema ambiental, como explica o biólogo do Centro de Zoonozes, Severino Mota. Para ele, o crescimento de Arapiraca a existência de muitos terrenos baldios na cidade são fatores que aumentam o habitat do bicho peçonhento.
“É um problema ambiental. A cidade cresceu muito nos últimos anos e acabou aumentando as possibilidades de novos habitats para os escorpiões. Os lixos nos terrenos baldios e casas atraem baratas. E os escorpiões se alimentam de insetos, e baratas são as preferidas. Apesar de manter uma média, os dados são alarmantes, são números que o CCZ considera altos os registrados pela UE. Para diminuir o problema, o ideal seria a prefeitura formar uma equipe de captura, preparada para diminuir os focos”, explicou o biólogo.
Como age o veneno do escorpião
“O último caso fatal de mordida de escorpião acontece há uns 12 anos, quando um garoto de Taquarana foi picado e faleceu aqui em Arapiraca. Em geral, se for bem cuidado e medicado, a vítima não correrá esse risco. Falando sobre a ação do veneno do escorpião, após te contato com o ser humano, o veneno atinge o sistema nervoso, cérebro e o caso evolui para o óbito. Se houver vômito e dores abdominal, é sinal de que o quadro está se agravando. Para tentar reverter o quadro, é necessário aplicar-se o soro antiscorpiniônico”, detalhou Severino Mota.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
