Vacinação Antirrábica vai até dia 5 de dezembro
Em parceria com os 102 municípios de Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, neste sábado (29), o Dia D de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Como a meta é vacinar 353.765 cães e 171.696 gatos a campanha prossegue até a próxima sexta-feira (5), em 3.510 postos fixos do Estado, sendo 190 localizados em Maceió.
Até o término da campanha, deverão ser vacinados todos os cães e gatos que estejam com idade superior a dois meses. Com a ação, a Sesau pretende manter Alagoas livre da raiva, que é uma doença transmitida por meio do gato e do cão, portadores do rabvírus. Para o êxito da ação estarão atuando 11.749 profissionais no interior e em Maceió.
De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Combate a Raiva, Valmir Costa, a única forma de se prevenir da doença é vacinando os cães e gatos, uma vez que a doença mata em 99% dos casos. "A doença é transmitida por meio da penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura. Ao penetrar no organismo do humano, o vírus se multiplica na região afetada e atinge o sistema nervoso periférico e central, afetando outros órgãos", explicou.
Bom Exemplo – Preocupada em zelar pelo bem estar de seus familiares, a professora de música, Maria dos Reis, 81 anos, vacinou a cadela Zoe neste sábado, no posto montado no I Centro de Saúde, localizado na Praça da Maravilha, em Maceió. "A campanha é importante para a segurança do animal e para a minha família, que convive diariamente com ele. Aproveito para vaciná-lo em todas as campanhas, que são válidas para a comunidade", destacou.
E Valmir Costa ressaltou que o bom exemplo de Maria dos Reis deve ser seguido por todos àqueles que desejam criar um cão ou gato. Isso porque, no período entre 1980 e 1990, a Coordenação do Programa Estadual de Combate à Raiva notificou uma média de sete óbitos por ano, em decorrência das coberturas vacinais que eram abaixo de 70%.
Só a partir de 2000, quando Alagoas passou atingir coberturas vacinais acima de 80%, a média de óbitos por ano caiu para 1. A partir de 2007, segundo evidenciou Valmir Costa, "não houve mais registros de óbitos humanos por agressão de cães em Alagoas", comemorou o coordenador do Programa Estadual de Combate a Raiva.
Últimas notícias
Vídeo dos bastidores da Mega-Sena da Virada gera dúvidas nas redes sociais
BRT, ônibus modernos e tecnologia: Maceió entra na era da mobilidade inteligente
Jovem fica ferido após ser atingido por brinquedo de parque de diversões em Garanhuns
Polícia Civil investiga triplo homicídio ocorrido na orla do município do Pilar
Pedreiro morre após cair de prédio em construção em Viçosa
Homem é preso após agredir esposa na orla da Pajuçara, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
