Piscicultura sustentável é tema de capacitação promovida pela Codevasf em Alagoas
Profissionais de instituições que prestam assistência técnica em perímetros irrigados da Codevasf no Baixo São Francisco e piscicultores familiares da região participam durante esta semana, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), em Porto Real do Colégio (AL), de uma capacitação que irá prepará-los para a exploração sustentável da aquicultura em condições de restrições hídricas, a exemplo do baixo nível de água do rio São Francisco.
O curso Boas Práticas de Manejo para a Piscicultura Sustentável nas Bacias dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim teve início na segunda-feira, 1º de dezembro, e prossegue até a quinta-feira, 04, quando será realizado um dia de campo com piscicultores familiares de Alagoas e Sergipe.
Segundo o engenheiro de pesca Albert Rosa, coordenador do curso, a realização desse treinamento decorreu dos níveis críticos de disponibilidade hídrica que vem sendo verificado em várias bacias hidrográficas do país, inclusive nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba.
“Essa situação está comprometendo de forma grave a safra da aquicultura de 2014 e, a continuar o cenário atual, também poderá prejudicar a safra do próximo ano, com repercussões sociais e econômicas altamente negativas para os produtores que vivem dessa atividade”,explicou o engenheiro de pesca da Codevasf.
Dia de campo
O programa do treinamento abordará conteúdos como a eficiência e sustentabilidade no uso da água, usos múltiplos da água, reuso da água, preparação de tanques para produção sustentável, biomassa segura e econômica, qualidade e eutrofização da água, nutrição e alimentação na piscicultura sustentável, manejo sanitário preventivo na piscicultura, diagnóstico, prevenção e controle de enfermidades, captura, manejo e transporte de peixes, efluentes da piscicultura e qualidade do pescado da piscicultura.
Paralelamente ao curso, na quinta-feira, 04 de dezembro, será realizado um dia de campo com trinta produtores que atuam nos estados de Alagoas e Sergipe, na região do Baixo São Francisco, também com a abordagem das boas práticas de manejo sustentável da aquicultura.
Superando adversidades
O diretor Eduardo Motta, da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, destacou a importância desse tipo de capacitação para superar as adversidades decorrentes da baixa disponibilidade hídrica por que passa grande parte do país.
“Essa iniciativa da Codevasf pretende promover o acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos da aquicultura sustentável como estratégia para que os produtores obtenham resultados mais seguros e possamos alcançar a tão almejada consolidação do polo de aquicultura da região do Baixo São Francisco”, apontou.
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
