Piscicultura sustentável é tema de capacitação promovida pela Codevasf em Alagoas
Profissionais de instituições que prestam assistência técnica em perímetros irrigados da Codevasf no Baixo São Francisco e piscicultores familiares da região participam durante esta semana, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), em Porto Real do Colégio (AL), de uma capacitação que irá prepará-los para a exploração sustentável da aquicultura em condições de restrições hídricas, a exemplo do baixo nível de água do rio São Francisco.
O curso Boas Práticas de Manejo para a Piscicultura Sustentável nas Bacias dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim teve início na segunda-feira, 1º de dezembro, e prossegue até a quinta-feira, 04, quando será realizado um dia de campo com piscicultores familiares de Alagoas e Sergipe.
Segundo o engenheiro de pesca Albert Rosa, coordenador do curso, a realização desse treinamento decorreu dos níveis críticos de disponibilidade hídrica que vem sendo verificado em várias bacias hidrográficas do país, inclusive nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba.
“Essa situação está comprometendo de forma grave a safra da aquicultura de 2014 e, a continuar o cenário atual, também poderá prejudicar a safra do próximo ano, com repercussões sociais e econômicas altamente negativas para os produtores que vivem dessa atividade”,explicou o engenheiro de pesca da Codevasf.
Dia de campo
O programa do treinamento abordará conteúdos como a eficiência e sustentabilidade no uso da água, usos múltiplos da água, reuso da água, preparação de tanques para produção sustentável, biomassa segura e econômica, qualidade e eutrofização da água, nutrição e alimentação na piscicultura sustentável, manejo sanitário preventivo na piscicultura, diagnóstico, prevenção e controle de enfermidades, captura, manejo e transporte de peixes, efluentes da piscicultura e qualidade do pescado da piscicultura.
Paralelamente ao curso, na quinta-feira, 04 de dezembro, será realizado um dia de campo com trinta produtores que atuam nos estados de Alagoas e Sergipe, na região do Baixo São Francisco, também com a abordagem das boas práticas de manejo sustentável da aquicultura.
Superando adversidades
O diretor Eduardo Motta, da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, destacou a importância desse tipo de capacitação para superar as adversidades decorrentes da baixa disponibilidade hídrica por que passa grande parte do país.
“Essa iniciativa da Codevasf pretende promover o acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos da aquicultura sustentável como estratégia para que os produtores obtenham resultados mais seguros e possamos alcançar a tão almejada consolidação do polo de aquicultura da região do Baixo São Francisco”, apontou.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
