Alagoas será o segundo Estado com maior produção de eucalipto do Brasil
O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesta segunda-feira (15), do dia de campo na Cachoeira do Meirim, unidade da Usina Caeté. O evento, que contou com a participação de empresários e políticos, marcou o lançamento do projeto Eucaliptocultura. A Usina se associou à Duratex, por meio da sua subsidiária Duratex Florestal, com o objetivo de plantar florestas de eucalipto no Estado de Alagoas.
A totalidade do plantio é de 13.500 hectares até 2019 e será feito em áreas arrendadas, eliminando a necessidade de mobilização de capital na aquisição de terras. O investimento previsto para os próximos seis anos é da ordem de R$ 12 milhões anuais, a ser suportado em conjunto pelos sócios. A Usina Caeté pertence ao Grupo Carlos Lyra, que atua no setor sucroenergético.
"Esta será mais uma vertente econômica para a Zona da Mata e região Norte do Estado. Significa a origem de novos negócios, fixação do homem no campo, enfim, estamos diversificando a economia da melhor maneira. Depois de Minas Gerais, Alagoas vai ser a maior processadora de eucalipto. E eu sou um grande entusiasta e defensor desse segmento porque vai ajudar a desenvolver o nosso Estado", afirmou o governador.
O eucalipto é uma nova alternativa econômica e surge como uma possível substituição a cana-de-açúcar, visto que a legislação proíbe a queima da cana, permitindo apenas com a mecanização necessária, mas que em áreas de encosta as inclinações dificultam o processo, além da complexidade do corte de cana em áreas acidentadas.
"O nosso Estado tem um potencial imenso porque temos as encostas da Zona da Mata alagoana, que antes eram ocupadas com cana-de-açúcar e que hoje tem as suas terras ocupadas com gado, mas emprega pouco. Eucalipto emprega e rende mais. Com a possibilidade já real de uma indústria de beneficiamento de eucalipto em Alagoas, cria-se de uma forma muito segura um mercado muito importante para desenvolver a agroindústria e, sobretudo, o produtor do campo", disse Téo Vilela.
A empresa afirma que nos últimos anos, o Nordeste brasileiro vem apresentando significativo crescimento no consumo de painéis de madeira, razão pela qual decidiram iniciar esse investimento, de forma a criar na região base florestal suficiente para alimentar uma futura fábrica de MDF (Fibra de Média Densidade) da Duratex. Além da possível geração de energia a um preço muito mais competitivo.
"Esse trabalho foi iniciado a sete anos atrás e nos últimos dois anos a gente tinha um dilema do que fazer com esse eucalipto. A usina Caeté se associou à Duratex e estamos montado a Caetex com o objetivo de produzir MDF no Estado de Alagoas. Uma planta dessa gera diversos novos negócios, empregos de qualidade e o melhor, o ano inteiro, sem a sazonalidade existente na cana. Enfim, essa atividade veio para ficar em Alagoas", garantiu o diretor do Grupo Carlos Lyra, Luis Magno Brito.
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
